EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE PELOS PARES DOS JOVENS DO BAIXO ALENTEJO
O Conselho Consultivo da ULSBA promove o Projeto EPPA – Educação pelos Pares dos Jovens do Baixo Alentejo, com a parceria da Câmara Municipal de Beja, IPBeja, DICAD da ARS Alentejo, NAV Beja, Agrupamento Escolas n.º1 de Beja e Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja, contando com o apoio da Movijovem.
O projeto vai iniciar-se com o Curso de Mediadores em Saúde Juvenil que pretende criar uma equipa de 30 mediadores de saúde juvenil que no ano 2018-2019 desenvolverão um programa intervenção de promoção de estilos de vida saudáveis nos jovens do 10º ano do concelho de Beja.
O curso tem um total de 25 horas que se divide em 20horas intensivas que decorrerão de 19 a 21 de outubro e 5h de prática tutorada.
A componente intensiva contempla um programa baseado nas metodologias de educação não formal onde se trabalharão:
- estilos de vida na juventude
- metodologias e intervenção em educação para a saúde juvenil
- técnicas e dinâmicas de trabalho em grupo
- metodologias e técnicas de formação pelos pares
Esta componente contará ainda com sessões com especialistas da ULSBA e do DICAD da ARS Alentejo nas áreas identificadas pelos jovens das escolas de Beja como procriarias:
- Afetos e educação para a sexualidade
- Saúde alimentar e nutricional
- Comportamentos aditivos e dependências
- Saúde Mental e prevenção da violência
Durante o ano letivo 2018-19, as escolas secundárias de Beja irão receber este projeto piloto de educação pela saúde pelos pares.