Este ano é o 21º ano consecutivo em que se organiza, a nível Europeu, o Dia do Euromelanoma, Dia dos Cancros da Pele. Este dia decorre, no mês de Maio, em todos os países, ajustando, ano a ano, a data precisa em função de eventos locais. Em Portugal a responsabilidade da organização deste dia é da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV).
Este ano porque não haverá os habituais rastreios presenciais (atendendo ao tempo de distanciamento social que estamos a passar, seguindo as orientações da DGS). Vamos dar prioridade aos doentes de risco e, neste caso, aos pacientes com suspeita de Cancros da Pele. Nesse sentido a APCC, em colaboração com SPDV e com o apoio da DGS, preparou folhetos informativos para ajudar a fazer o Auto-exame, para orientação individual de como identificar lesões suspeitas de Cancros da Pele.
O Serviço de Dermatologia da ULS da Guarda (que participa anualmente neste rastreio) recomenda este ano que observe a sua pele.
Se:
Não ignore o problema, consulte o seu médico de família, que avaliará a situação e caso necessário o encaminhará para o Dermatologista.