O Polo de Gonçalo foi reaberto no início do mês de Junho, tendo em conta vários condicionalismos tanto do espaço como dos funcionários, para assegurar as boas práticas na retoma de atividade clínica.
Atendendo à necessidade de implementação das regras definidas pela DGS, para controlo da propagação da infeção provocada pelos vírus SARS COV 2, e uma vez que não há funcionário para controlar a entrada dos utentes na unidade, foi consensual, entre os funcionários, a coordenadora da UCSP Guarda e o Presidente da Junta de Freguesia, efectuar o atendimento administrativo na janela da parede lateral do edifício, junto ao guichet administrativo e abrir a porta direta para a Sala de Espera quando necessário ao atendimento presencial do utente..
Após triagem Covid -19 e a verificação pela médica de família ou enfermeira da necessidade de consulta presencial no dia ou confirmação pela administrativa do agendamento de consulta, os utentes são atendidos nos respetivos gabinetes.
A equipa (médica, enfermeira e responsável administrativa) trabalha de acordo com as orientações recebidas da DGS, ULS e UCSP-Guarda, fazendo consulta presencial quando necessário, dando cumprimento aos Programas de Saúde de acordo com as orientações, privilegiando sempre o pré agendamento das consultas com hora marcada, procedimentos que desagradam aos utentes, que continuam a privilegiar as consultas presencias do dia, sem critério, dirigindo-se de manhã à unidade a pedir consulta presencial, para situações que podem ser resolvidas por telefone ou email , ignorando as orientações que estão devidamente afixadas.
Os condicionalismos provocados por este novo coronavírus não agradam à população, que resolveu manifestar-se, tornando mais difícil o funcionamento deste pólo, apesar da boa vontade de todos os profissionais.
Nunca nos podemos esquecer, que, ao momento atual, uma das maiores preocupações é a segurança de utentes e profissionais perante uma ameaça que continua bem presente. Todos temos o dever de cumprir as orientações da tutela tal como o faz a Equipa de Saúde do Polo de Gonçalo.