Ir para o conteúdo
Notícias
salva
vacina
Design sem nome
bannerPascoa
Início
/
Notícias
24-06-2020

ULS mantém apoio psicoemocional para situações relacionadas com Covid – 19

Atendendo à evolução da pandemia, e após análise da procura das linhas de apoio psicoemocional e a necessidade de retoma gradual da atividade assistencial dos profissionais de saúde na ULS da Guarda, irão ser reformuladas algumas linhas de atuação previstas no Plano de Ação do Núcleo Local de Resposta da Saúde Mental a Acidentes Graves ou Catástrofes (NLRMAGC), nomeadamente no que concerne as linhas de apoio telefónico ativadas neste contexto de crise:

A linha de apoio telefónico aos profissionais ficará inativa a partir de 1 de julho de 2020, uma vez que quer o apoio psiquiátrico/psicológico foram pontuais (profissionais em seguimento por psiquiatria e em seguimento por psicologia) e maioritariamente, estabelecidos por contactos preferenciais, fora da linha de apoio psicoemocional. É nosso entender que a acessibilidade ao apoio psicológico e psiquiátrico se encontra facilitado e implementado nesta instituição. Assim, os seguimentos efetuados serão mantidos em monitorização telefonicamente, e orientados para consulta se a situação assim o justificar. A necessidade de novos acompanhamentos passará pelo contacto telefónico junto do Serviço de Psicologia ou do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, ou através do contacto preferencial direto de um profissional destes serviços. Manteremos ainda disponível o email do NLRSM para os encaminhamentos e também para esclarecimentos, e triagem das situações clínicas expostas via email.

A linha de apoio telefónico à comunidade, mantém-se ativa no que diz respeito ao apoio psicológico em situações relacionadas com a crise COVID-19, para a população geral, das 11.30h às 13.00h em dias úteis, sendo os contactos não atendidos retomados com a brevidade possível. A linha de apoio psiquiátrico, passa a horário mais reduzido a partir de 1 de julho de 2020 (das 9 às 15h), ficando disponível apenas um contacto previamente disponibilizado pelo NLRSM – 96 68 70 493. (Esta última linha, passa a ficar sob a responsabilidade de um Enfermeiro Especialista de Saúde Mental, escalado no turno para Cuidados Especializados, que fará apoio psicoemocional breve, triagem da situação clínica e eventual orientação para consulta de psiquiatria e/ou psicologia (presencial ou não presencial).


Partilhar:
quis non lectus sed risus odio Curabitur Aliquam