Serviço de Hematologia organizou as primeiras jornadas
O Serviço de Hematologia do Hospital Pedro Hispano/ULSM realizou as suas primeiras jornadas a 25 de março, um evento científico teve como objetivo dar a conhecer esta área de especialidade da Medicina, bem como a dinâmica do Serviço que tem vindo a alargar a sua capacidade de resposta no diagnóstico e tratamento dos doentes.
“A Hematologia é ainda uma especialidade muito desconhecida e algo temida, não só por parte dos utentes, como dos próprios médicos”, diz Joana Martins, a médica responsável pela organização destas jornadas que surgiram da “necessidade, cada vez mais premente, de desmistificar conceitos”. Sem perder de vista o objetivo da “partilha responsável dos doentes” com os colegas de outras especialidades, com “toda a segurança” e informação sobre “quando e a quem referenciar”.
Adiadas pelas circunstâncias e dificuldades acrescidas que a pandemia por covi-19 trouxe aos cuidados de saúde, a realização destas jornadas manteve-se na agenda do Serviço de Hematologia dirigido por Maria João Santos, com o objetivo de “contrariar a ideia de que esta ainda é uma especialidade menor”, sublinha, referindo-se à evolução dos últimos anos, nomeadamente na abordagem dos doentes com diagnóstico de doença oncológica (linfoma, leucemia, mieloma).
Assim o programa destas jornadas refletiu sobre as principais áreas de intervenção da Hematologia, proporcionando a discussão e atualização de conhecimentos, bem como a dinâmica de crescimento deste serviço da ULSM, como destacou o Presidente do Conselho de Administração, Taveira Gomes, na sessão de abertura.