ULS Nordeste reforça Cuidados Paliativos com o apoio da Fundação PT
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai reforçar a sua intervenção na área dos Cuidados Paliativos Domiciliários através de uma parceria com a Fundação PT que apoia um conjunto de meios e tecnologias para que Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) da Terra Fria possa chegar a um maior número de utentes.
Esta parceria entre as duas entidades foi apresentada na passada sexta-feira, dia 21 de abril, numa cerimónia que contou com a presença de elementos do Conselho de Administração da ULS Nordeste, nomeadamente o Presidente, Dr. Carlos Vaz, a Vogal Executiva, Dr.ª Aida Palas, a Diretora Clínica para os Cuidados Hospitalares, Dr.ª Eugénia Parreira, o Diretor de Enfermagem, Enf.º Urbano Rodrigues, da Diretora da Fundação PT, Dr.ª Graça Rebôcho, dos representantes das três Câmaras parceiras do projeto, designadamente Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, e de elementos das equipas domiciliárias de Cuidados Paliativos da Terra Fria.
A UDCP da Terra Fria presta assistência aos utentes dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais e agora passa a contar com meios adicionais de mobilidade para prestar assistência aos seus utentes e famílias em suas próprias casas.
O Presidente da ULS Nordeste, Dr. Carlos Vaz, salientou que o reforço destes meios é fundamental para que os profissionais de saúde possam aumentar a capacidade de resposta no domicílio a doentes com patologias crónicas, progressivas e incuráveis e suas famílias, em concelhos com uma população envelhecida e dispersa geograficamente.
Este projeto – resultado de uma parceria entre a ULS do Nordeste, as três Câmaras Municipais e a Fundação Calouste Gulbenkian, agora também com o apoio da Fundação PT – garante assistência especializada a doentes com patologias crónicas e incuráveis, possibilitando a sua permanência no domicílio, durante o maior tempo possível, e com um menor sofrimento nas fases avançadas da doença.
Tecnologias de comunicação ajudam a combater o isolamento
O protocolo de colaboração entre a ULS Nordeste e a Fundação PT permite melhorar a saúde e bem-estar dos utentes socialmente desfavorecidos e/ou em situação de isolamento, através da disponibilização de meios tecnológicos adaptados às suas necessidades. “Através da atribuição de telefones com características adequadas a pessoas com baixa visão e/ou audição – designados por PT Decibel – e que consequentemente facilitam a comunicação entre os utentes, suas famílias e a equipa de apoio multidisciplinar”, explica a diretora da Fundação PT, Dr.ª Graça Rebôcho.
Integrada por um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um fisioterapeuta e uma educadora social, e contando ainda com o apoio das Unidades de Cuidados na Comunidade destes três concelhos, a equipa multidisciplinar da UDCP da Terra Fria está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. E agora mais facilmente contactável com os equipamentos de telecomunicações disponibilizados pela Fundação PT.
Adicionalmente, a Fundação PT disponibilizou um conjunto de tablets às equipas de apoio domiciliário para que estas possam fazer em tempo real os registos clínicos das visitas domiciliárias realizadas.
Desde a sua criação, em março de 2015, a UDCP da Terra Fria já acompanhou 288 doentes e respetivas famílias.
Mais uma viatura para as equipas de apoio
A UDCP da Terra Fria conta com três viaturas (com o recente carro adquirido com o apoio da Fundação PT) para prestar assistência aos utentes e famílias nas suas próprias casas, concretamente nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, que pela sua abrangência geográfica necessitam de meios rápidos e autónomos de deslocação.
Nestes dois anos, as equipas domiciliárias realizaram cerca de 7.200 visitas domiciliárias, com uma média de 21 visitas por doente, e efetuaram cerca de 6.200 contactos telefónicos.
Fruto do trabalho desta equipa, registou-se quer um maior alívio da dor sentida pelos doentes, quer uma menor necessidade de hospitalização dos mesmos, durante o período de doença.
É a patologia oncológica aquela que mais se verifica entre os utentes da UDCP da Terra Fria, no entanto têm surgido também casos de necessidade de apoio devido a demência, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral, entre outras.
A média de idades destes doentes situa-se nos 77,2 anos, um dado que vai de encontro às estatísticas mais recentes, segundo as quais a população do distrito de Bragança – área de abrangência da ULS do Nordeste – é, a par da dispersão geográfica, uma das mais envelhecidas do país (com uma proporção de pessoas idosas de quase 39 por cento em alguns concelhos, enquanto a média nacional é de 19 por cento). Este é também um facto que atesta a pertinência do crescente investimento desta Unidade Local de Saúde na área dos Cuidados Paliativos, em particular numa assistência de proximidade aos doentes.
A criação da Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos da Terra Fria surgiu da replicação de um outro projeto análogo, pioneiro a nível nacional, em curso no Planalto Mirandês e o qual, nos últimos cinco anos, já beneficiou mais de 300 doentes nos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.
Em janeiro passado, a ULS Nordeste integrou ainda a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé, no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé.
Uma referência no país
Assim, são já neste momento abrangidos por esta valência de prestação de cuidados paliativos no domicílio sete dos doze concelhos do distrito de Bragança, estando previsto o alargamento de equipas domiciliárias aos restantes cinco municípios do Nordeste Transmontano.
A partir do próximo mês de julho, a ULS Nordeste irá criar equipas de prestação de cuidados paliativos domiciliários, em parceria com outras entidades locais, nos concelhos de Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mirandela, Vila Flor e Torre de Moncorvo.
Estas Unidades Domiciliárias (da Terra Fria, do Planalto Mirandês e de Alfândega da Fé), consideradas “uma referência” a nível nacional, estão integradas no Departamento de Cuidados Paliativos da ULS Nordeste, do qual fazem também parte a Unidade de Cuidados Paliativos com internamento localizada no Hospital de Macedo de Cavaleiros, bem como as Equipas Intra-Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos existentes nas três unidades hospitalares da região (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela).
É com gratidão que agora a ULS Nordeste recebe este apoio da Fundação Portugal Telecom, o qual possibilita a prestação de mais e melhores cuidados de saúde.
