ULS Nordeste efetua rastreios às crianças do pré-escolar do distrito de Bragança
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, está a efetuar rastreios na área da Terapia da Fala e Terapia Ocupacional às crianças que frequentam os jardins-de-infância do distrito de Bragança, que completam cinco anos este ano.
Este projeto permite realizar uma avaliação multidisciplinar, que abrange as áreas da fala e linguagem, a motricidade fina (movimentos de precisão, como por exemplo usar um lápis ou uma tesoura) e perceção visual.
Esta avaliação permite detetar problemas ao nível do desenvolvimento das crianças, que contribuem para a diminuição do seu desempenho escolar. Os casos sinalizados são encaminhados para acompanhamento terapêutico no Serviço de Medicina Física e Reabilitação da ULS Nordeste, de acordo com as necessidades, para que possam adquirir atempadamente as competências de que necessitam para terem aproveitamento escolar, colmatando-se assim dificuldades ao nível da aprendizagem e obtendo-se importantes ganhos em saúde.
O trabalho desenvolvido pelo Serviço de Medicina Física e Reabilitação nos jardins-de-infância contempla ainda a realização de ações de sensibilização na área da Fisioterapia às crianças que completam seis anos de idade no ano civil corrente (último ano do pré-escolar). Neste âmbito, é apresentada uma banda desenhada alusiva às várias posturas corretas em qualquer posição, salientando a postura sentado uma vez que as crianças vão estar mais tempo nesta posição em sala de aula, e à arrumação do interior e transporte da mochila, seguida de demonstração e prática por parte das crianças. No final, com todas as pessoas presentes são realizados alguns exercícios e incentivada a sua prática no dia-a-dia para manter uma boa mobilidade articular geral, evitando assim problemas de coluna entre outros.
Ao mesmo tempo, é reforçada a ideia de que as mochilas só devem ser compradas pouco tempo antes do início do ano letivo e que no ato da compra da mochila a criança deve estar presente para experimentar e escolher a que melhor se adapta e ajusta à sua condição antropométrica.
Por outro lado, é entregue um panfleto a cada criança com os temas abordados, para conhecimento dos pais.
Esta iniciativa insere-se no trabalho desenvolvido pela ULS Nordeste tendo em vista a promoção da saúde na comunidade e o aumento da literacia em saúde da população do distrito de Bragança.
