Início
/
Notícias
09-05-2017

ULS Nordeste reforça cooperação com o CHTMAD

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste reforça a cooperação com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) nas áreas da atividade assistencial, ensino e formação e investigação.

Neste sentido, foi formalizado na passada sexta-feira, dia 5 de maio, um protocolo de afiliação entre as duas entidades, firmado pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Dr. Carlos Vaz, e pelo presidente do Conselho de Administração do CHTMAD, Dr. João Oliveira, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes, que decorreu em Vila Real.

Na área dos cuidados de saúde, as duas entidades irão desenvolver ações conjuntas e articuladas no domínio da assistência, tratamento médico-cirúrgico e assessoria técnica nas especialidades clínicas consideradas prioritárias pelas duas instituições.

No âmbito das políticas de mobilidade de recursos humanos, serão ainda encontradas soluções para apoio de profissionais e/ou equipas da ULS Nordeste e do CHTMAD.

Ao nível da investigação irão ser desenvolvidas, sempre que possível, iniciativas comuns de investigação clínica e translacional.

No âmbito do ensino está prevista a realização conjunta de estudos e projetos, de cursos de curta duração, de seminários ou outras ações de formação, bem como a realização de estágios.

Por sua vez, no âmbito da formação especializada, as duas instituições pretendem promover, sempre que possível, a participação dos seus profissionais em ações de formação, de especialização ou de pós-graduação, desde que seja de interesse comum e desde que cumpridos os pressupostos legais e regulamentares das mesmas.

Através da celebração deste protocolo de afiliação entre a ULS Nordeste e o CHTMAD pretende-se tornar a prestação de cuidados de saúde mais efetiva e eficiente, não apenas do ponto de vista da sua sustentabilidade, mas especialmente na melhoria da qualidade dos serviços prestados, colocando o doente no centro do Sistema Nacional de Saúde.

Desta forma, as instituições de saúde reforçam a sua capacidade, de forma a obterem melhorias ao nível da redução dos tempos de espera no acesso aos cuidados de saúde e a assegurar cuidados de saúde de qualidade, com segurança e em tempo útil.

Protocolo CHTMAD 2


Partilhar:
Nullam sed velit, nunc luctus felis suscipit at libero.