Início
/
Notícias
27-07-2017

Projeto “Apoiar na Maternidade” da ULS Nordeste recebe prémio Missão Continente

Foi apresentando, no dia 25 de julho, o projeto “Apoiar na Maternidade”, promovido pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, com o apoio da Missão Continente, no âmbito do concurso anual promovido pela cadeia de hipermercados para apoiar a saúde familiar em Portugal.

Com este projeto, a ULS Nordeste pretende reforçar o apoio na área da saúde materna e promover o aleitamento materno, através da criação de uma linha telefónica gratuita, da criação de uma página web com conteúdos sobre a maternidade e com o reforço de equipamentos e material de apoio nos 14 cantinhos de amamentação do distrito de Bragança.

A cerimónia de entrega do Prémio Missão Continente, que decorreu no Centro de Saúde de Santa Maria, em Bragança, contou com a presença de elementos do Conselho de Administração da ULS Nordeste, nomeadamente a Diretora clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dr.ª Manuela Santos, e o Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues, do director da Loja de Bragança do Continente, José Ganilho, e de profissionais de saúde da ULS Nordeste, entre eles enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde e Materna e Obstétrica ligados ao projecto.

 

Apoio de proximidade

 

Para a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, esta iniciativa da ULS Nordeste é fundamental para garantir um apoio de proximidade a todas as utentes acompanhadas na área da saúde materna independentemente do local de residência.

Também a Enfermeira Conceição Tomé, que integra o projeto, garante que todos os profissionais de saúde envolvidos no projecto irão falar a mesma linguagem e utilizar a mesma metodologia de trabalho, no sentido de ser prestado o mesmo tipo de apoio a uma grávida que vive em Bragança ou em Miranda do Douro.

Desta forma, a ULS Nordeste garante o mesmo tipo de apoio na área da saúde materna às utentes acompanhadas nos 14 Centros de Saúde do distrito de Bragança.

A apresentação do projecto esteve a cargo dos enfermeiros Sofia Morais e Francisco Antunes, especialistas em Enfermagem de Saúde e Materna e Obstétrica, que enalteceram a importância de reforçar o apoio na área da saúde materna, no sentido de criar as condições necessárias para que todas as mães possam amamentar depois da saída da maternidade.

 

Linha telefónica gratuita e página web facilitam comunicação

 

Através da criação de uma linha telefónica gratuita é facilitada a comunicação entre as mães e os profissionais de saúde, permitindo às mães e seus familiares esclarecer dúvidas e solucionar problemas relacionados com a maternidade.

Ao acionar esta linha, o utente irá ser atendido pelo enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica indicado para a sua área de residência.

Para complementar o apoio disponibilizado através da linha telefónica será ainda criada uma página web, onde será disponibilizada informação fidedigna sobre a gravidez, o parto, a recuperação pós-parto e os cuidados com o bebé, abrangendo a segurança, a saúde e a nutrição.

 

Cantinhos de amamentação com mais equipamento

 

No âmbito deste projeto, também os cantinhos de amamentação instalados nos 14 Centros de Saúde do distrito de Bragança foram dotados de mais equipamento e material de apoio para dar resposta às necessidades do público-alvo.

Todos os espaços têm agora cadeirões para amamentação, suporte para pés, bancos para os enfermeiros darem apoio, máquinas extratoras e material para conservação de leite materno e bancada para bebé.

Este projeto irá assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mães/família, dando resposta às suas necessidades e indo de encontro às suas expetativas, num momento que gera ansiedade e exige adaptações diárias no seio familiar.

A ULS Nordeste recebeu um apoio financeiro de 10.879 euros através da Missão Continente, para a implementação deste projeto no terreno.

A cerimónia de entrega do prémio contou ainda com a presença da Leopoldina, que interagiu com os presentes e animou um grupo de crianças e jovens do ATL da Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar – Patronato de Santo António, em Bragança, que participaram numa ação de promoção da saúde sobre alimentação saudável e os cuidados a ter durante o Verão, promovida por profissionais de enfermagem da Unidade de Cuidados na Comunidade, no Centro de Saúde.


Partilhar:
lectus leo. eleifend mattis Lorem sed ut ut dapibus tempus id