Início
/
Notícias
05-09-2017

Medicina Física e Reabilitação promove desenvolvimento saudável nas escolas

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Serviço de Medicina Física e Reabilitação (MFR), efetuou rastreios nas áreas da Terapia da Fala e da Terapia Ocupacional a 574 crianças do distrito de Bragança, mais precisamente aos alunos do penúltimo ano do pré-escolar no ano letivo 2016-2017.

Este projeto abrangeu crianças a frequentar os jardins de infância dos 12 concelhos servidos pela ULS Nordeste, permitindo realizar uma avaliação multidisciplinar que abrange as áreas da fala e linguagem, a motricidade fina (movimentos de precisão, como por exemplo usar um lápis ou uma tesoura) e perceção visual.

Das 574 crianças avaliadas, 95 foram sinalizadas para acompanhamento directo, ou seja para consulta de fisiatria e intervenção terapêutica, 199 foram indicadas para acompanhamento indireto e posterior reavaliação e 473 crianças não apresentavam qualquer alteração ao nível do seu desenvolvimento nestas áreas.

Ao nível do acompanhamento direto, 63 crianças apresentavam necessidades de intervenção ao nível da Terapia da Fala, 11 ao nível da Terapia Ocupacional (motricidade fina e percepção visual) e 21 apresentavam necessidades de intervenção nas duas áreas.

A realização destes rastreios pelo Serviço de MFR da ULS do Nordeste permite o acompanhamento terapêutico especializado destas crianças para que possam adquirir atempadamente as competências de que necessitam para terem aproveitamento escolar, colmatando-se assim dificuldades ao nível da aprendizagem e obtendo-se importantes ganhos em saúde.

Por sua vez, os fisioterapeutas do Serviço de MFR realizaram, ao nível do pré-escolar, ações de sensibilização aos alunos do último ano deste nível de ensino, com o objetivo de os preparar para um novo ciclo de ensino com maiores exigências físicas, evitando assim alguns problemas músculo-esqueléticos e alterações posturais. Neste âmbito, foi apresentada a 636 crianças uma banda desenhada alusiva às posturas corretas em qualquer posição, salientando a postura sentado, transporte e arrumação do interior da mochila e transporte e manuseamento de cargas, seguida de uma demonstração prática e entrega de folhetos informativos alusivos ao tema. As educadoras foram ainda alertadas para a importância de informar os pais acerca da compra das mochilas, no sentido de as mesmas só serem compradas no final do pré-escolar, em que a criança deve estar presente no momento da compra para a experimentar e verificar se se ajusta às suas características físicas.

As ações de sensibilização na área da Fisioterapia abrangeram ainda 1.740 alunos do 5.º e 7.º anos, com sessões de esclarecimento seguidas de demonstrações práticas, aplicação de um questionário de conhecimentos no final de cada sessão e entrega de folhetos informativos sobre as posturas corretas em todas as atividades, salientando o uso das novas tecnologias.

O projeto englobou ainda a aplicação de um questionário de diagnóstico aos alunos do 10.º e 12.º anos, com o objetivo de conhecer a literacia e o comportamento em saúde dos alunos neste ciclo de ensino.


Partilhar:
risus nunc Sed ipsum dolor. venenatis venenatis, commodo et, elit. mattis