A importância da alimentação para a Saúde em destaque nas II Jornadas de Nutrição da ULS Nordeste
A alimentação tem um peso significativo no estado de saúde dos indivíduos, sendo, por isso, fundamental intervir ao nível da promoção de hábitos alimentares saudáveis na comunidade. Esta foi uma das conclusões em destaque no primeiro dia das II Jornadas de Nutrição da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que decorreram nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.
Na sessão de abertura do evento marcaram presença os elementos do Conselho de Administração da ULS Nordeste, designadamente o Presidente, Dr. Carlos Vaz, a Vogal Executiva, Dr.ª Aida Palas, a Diretora Clínica para os Cuidados Hospitalares, Dr.ª Eugénia Madureira, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dr.ª Manuela Santos, e o Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues.
Na sua intervenção, o presidente da ULS Nordeste realçou a importância da Nutrição ao nível da Saúde e bem-estar dos utentes, assumindo-se como um complemento fundamental na prevenção e no tratamento das doenças.
Neste sentido, o responsável máximo da ULS Nordeste enalteceu o trabalho que tem vindo a ser feito pelos profissionais da instituição ao nível da promoção de hábitos alimentares saudáveis, reconhecendo que nem sempre é fácil sensibilizar os utentes a mudar a suas escolhas e a alterar os seus hábitos ao nível da alimentação.
De realçar ainda a participação nestas Jornadas, como palestrante, do Coordenador do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, Dr. Pedro Graça, que explicou os programas/ferramentas que estão a ser desenvolvidos a nível nacional na área da promoção da saúde.
Durante os dois dias do evento, no qual participaram como oradores profissionais de saúde da ULS Nordeste e de outras instituições de saúde a nível nacional, estão em debate diversos temas relacionados com esta vertente da Saúde, nomeadamente “Nutrição comunitária e Saúde Pública”, “Articulação de Cuidados Nutricionais entre o Internamento e a Comunidade”, “Risco Nutricional”, “Cuidados Paliativos” e “Nutrição Artificial”.
As II Jornadas de Nutrição da ULS Nordeste, organizadas pelos Serviços de Nutrição e Alimentação e de Desenvolvimento e Formação, pelo Grupo de Nutrição Artificial e pelo Gabinete de Comunicação e Imagem, contaram com cerca de 180 participantes, a maioria ligados à área da Saúde.
