ULS Nordeste promoveu formação em Saúde Mental na escola
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através da Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança, promoveu ontem, dia 10 de outubro, uma formação certificada sobre Saúde Mental para o pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas Miguel Torga.
Esta iniciativa, realizada no dia em que se comemorou o Dia Mundial da Saúde Mental, teve como principal objetivo dotar os profissionais de competências para lidar com os desafios com que se deparam atualmente em contexto escolar.
A importância de estarem atentos à saúde mental das crianças e jovens, mas também a importância de eles próprios, como profissionais, terem uma estrutura mental saudável para lidarem da melhor forma com as diversas situações com que se deparam em contexto profissional foram temas em destaque nesta formação de curta duração.
A formação “A escola de hoje: que desafios na perspectiva da saúde mental?” foi ministrada pela enfermeira Ana Sofia Coelho e pela Dr.ª Rosa Correia (psicóloga clínica), ambas profissionais da ULS Nordeste.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, a equipa de Saúde Escolar da UCC de Bragança promoveu uma sessão de esclarecimento e de sensibilização para as crianças do 4.º ano do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, no âmbito do projeto “Eu e tu aprender a ser”, sobre o tema “Vamos falar sobre os medos”.
De realçar ainda que o Agrupamento de Escolas Miguel Torga foi distinguido com o selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica e Sucesso Educativo”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Esta distinção pretende reconhecer e enaltecer o trabalho das escolas portuguesas cujas políticas e práticas educativas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.
