ULS Nordeste integra Grupo Hepatológico Transmontano
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste integra o Grupo Hepatológico Transmontano, juntamente com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e os Agrupamentos de Centros de Saúde do distrito de Vila Real.
Através deste projeto, as instituições de saúde pretendem desenvolver um trabalho em rede de diagnóstico e tratamento das doenças do fígado, que têm uma elevada prevalência neste território.
No âmbito desta parceria, será criada uma rede de conhecimento e de partilha entre os profissionais de saúde das Unidades Hospitalares de Bragança e de Vila Real, recorrendo por exemplo à videoconferência para avaliar os casos, o que permitirá tratar um maior número de doentes na região, evitando assim deslocações ao Porto.
Tendo em conta que o primeiro contacto com o doente é feito pelo médico de família, o Grupo Hepatológico será divulgado junto dos Cuidados de Saúde Primários, para que os clínicos possam encaminhar os casos com patologia hepática tendo em vista o seu tratamento especializado.
Para a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS Nordeste, Dr.ª Eugénia Madureira, esta colaboração entre instituições é fundamental para proporcionar um melhor serviço aos doentes da região, evitando assim muitas deslocações aos hospitais do litoral.
“Nós temos possibilidade de, na maior parte das situações, resolvermos dentro de Trás-os-Montes. Esse é um dos objetivos, servirmos melhor os nossos doentes”, enfatiza a responsável clínica.
Tendo em conta que na região transmontana há um consumo de álcool significativo e, por vezes, os hábitos alimentares não são os mais saudáveis, o que contribui para o aparecimento de doenças do fígado, este Grupo Hepatológico irá dar resposta a um grande número destes casos. Acresce ainda o facto de neste território existirem quatro estabelecimentos prisionais, dois no distrito de Bragança e dois em Vila Real, cuja população constitui um grupo de risco em relação às hepatites.
Assim, através da partilha de conhecimentos e da discussão conjunta de casos, os profissionais de saúde da ULS Nordeste e do CHTMAD irão tratar os doentes com problemas hepáticos na sua área de residência, contribuindo desta forma para o seu bem-estar e para o aumento da sua qualidade de vida.