Início
/
Notícias
07-03-2018

VMER socorre emergências no distrito de Bragança há 12 anos

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Bragança, inaugurada em março de 2006, completa assim 12 anos ao serviço das populações do distrito.

Este importante meio de emergência médica pré-hospitalar está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia, com uma taxa de operacionalidade de 100 por cento.

Em 2017, a VMER de Bragança foi chamada a intervir em 663 situações de emergência, sendo os principais motivos de ativação a alteração de estado de consciência (24,9%), paragem cardiorrespiratória (16,9%), dispneia (11,2%) e dor torácica (10,1%).

Relativamente à área de intervenção, a qual se estende aos 12 municípios do distrito, com cerca de 7.000 km2, a VMER efetuou maioritariamente socorro no concelho de Bragança (60,2%), seguindo-se Vinhais (18,4%) e Vimioso (9,8%).

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo um papel preponderante no apoio às populações.

Com uma equipa constituída por um médico e um enfermeiro, e estando dotada de equipamento de Suporte Avançado de Vida, a VMER atua na dependência direta do Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, tendo base hospitalar – neste caso na Unidade Hospitalar de Bragança da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste.


Partilhar:
vulputate, ipsum luctus leo. felis Aliquam sit id elementum