Início
/
Notícias
23-03-2018

Intervenção dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Nordeste em análise

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste promoveu, no dia 21 de março, em Vila Flor, uma reunião de acompanhamento dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), que englobam 14 centros de saúde organizados em Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e em Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC).

A reunião de trabalho foi precedida de uma sessão de boas-vindas, que contou com as intervenções do presidente do Município de Vila For, Eng.º Fernando Barros, e do Presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Dr. Carlos Vaz.

Na sua intervenção, o presidente da autarquia realçou a importância da colaboração entre o Município e a ULS Nordeste, no sentido de proporcionar cuidados de saúde de qualidade à população de todo o concelho, enaltecendo o trabalho de proximidade desenvolvido pelas equipas do Centro de Saúde da vila. Fernando Barros salientou ainda a disponibilidade para continuar a colaborar com a ULS Nordeste, tendo em vista a melhoria contínua dos serviços de saúde no concelho.

Por sua vez, o responsável máximo da ULS Nordeste enalteceu a importância do trabalho desenvolvido nos CSP ao nível da promoção da saúde e da prevenção da doença num contacto de proximidade com as populações, indo de encontro às suas necessidades e contribuindo para o aumento da sua saúde e bem-estar, realçando o trabalho de excelência desenvolvido pelos Centros de Saúde que integram a ULS Nordeste.

Seguiram-se as intervenções da Diretora Clínica para os CSP, Dr.ª Manuela Santos, e da Assessora da Direção de Enfermagem para os CSP, Enf.ª Adelaide Baptista, que apresentaram o Índice de Desempenho Global (IDG) das Unidades que integram os CSP da ULS Nordeste, destacando a melhoria dos resultados em 2017 face ao ano de 2016. Neste contexto, foram apresentados os dados relativos ao nível do acesso, da gestão da saúde, da gestão da doença, da qualificação da prescrição e da intervenção comunitária.

Os trabalhos prosseguiram com a intervenção do responsável do Gabinete de Planeamento e Controlo da ULS Nordeste, Dr. Lino Olmo, que explicou o processo de contratualização externa e abordou as diferentes fases da contratualização interna, enaltecendo a importância do planeamento das atividades através da elaboração de planos de ação acompanhados dos respetivos cronogramas. No âmbito da implementação dos planos de ação foi ainda apresentado o cronograma de monitorização da sua operacionalização nas Unidades de Saúde, de modo a ser possível avaliar a taxa de sucesso alcançada e a fazer os ajustamentos necessários, tendo em vista a prestação de cuidados de saúde com qualidade e próximos da população.

Durante esta reunião, o Presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste deixou ainda um desafio aos profissionais presentes no sentido de unirem esforços tendo em vista a criação de Unidades de Saúde Familiar (USF) no distrito de Bragança, indo de encontro às pretensões do Ministério da Saúde em termos de organização dos CSP.

Esta mensagem foi reforçada pela Diretora Clínica para os CSP da ULS Nordeste, que relançou para a plateia o desafio que foi lançado à ULS Nordeste para encontrar um modelo organizativo que melhor responda aos centros de saúde rurais, como é o caso do distrito de Bragança.

A reunião de trabalho terminou com um período de debate em que os participantes puderam esclarecer dúvidas e deixar sugestões ao nível do funcionamento e da contratualização nos CSP.

No final dos trabalhos, os participantes foram brindados com um almoço oferecido pela Câmara Municipal de Vila Flor, que também cedeu o Auditório do Centro Cultural para a realização deste evento. De realçar ainda a excelente relação entre o Município de Vila Flor e a ULS Nordeste, tendo em vista a prestação de cuidados de saúde de excelência e o aumento da literacia em saúde da comunidade.


Partilhar:
consequat. nec quis, ipsum massa Donec vel, amet,