Início
/
Notícias
18-01-2019

ULS Nordeste forma equipas locais de prevenção do suicídio em contexto escolar

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai dispor de equipas locais de prevenção do suicídio que irão atuar junto das comunidades educativas do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do distrito de Bragança.

Nesse sentido, 26 profissionais que colaboram no Programa de Saúde Escolar da área de abrangência da ULS Nordeste – enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de saúde ambiental, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e médicos dentistas – receberam, nos dias 14 a 16 de janeiro, formação específica sobre essa temática.

A formação, realizada no Auditório da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, foi ministrada através de uma parceria no âmbito do Projeto + Contigo, uma iniciativa que reúne diversas entidades, nomeadamente a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro, a Consulta de Prevenção do Suicídio do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e o Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Infante D. Pedro de Aveiro.

O objetivo é que as escolas sejam palco de promoção da saúde mental, associando à sua função educacional uma aprendizagem de emoções sociais e de habilidades para a vida, com o desenvolvimento de competências pessoais e sociais que fomentem a autoestima dos jovens e previnam comportamentos de risco de suicídio.

Esta formação de profissionais de saúde da área de intervenção das escolas é o primeiro passo para o aprofundar da parceria e do desenvolvimento do Projeto + Contigo na região, o qual prevê a possibilidade de, no futuro, poder ser realizada igualmente formação em promoção de saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar dirigida a professores, bem como ações de sensibilização para os encarregados de educação.

Para já, os profissionais de saúde da ULS Nordeste irão desenvolver os conteúdos da formação de modo a serem aplicados em contexto escolar, junto dos jovens estudantes, a partir do próximo ano letivo, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde e da Direção Geral da Saúde, que priorizam a intervenção na área da saúde mental.


Partilhar:
Donec Aliquam ipsum commodo eleifend id, elit.