Dia Mundial do Doente assinalado na ULS Nordeste
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste comemorou o Dia Mundial do Doente, no passado dia 11 de fevereiro, nas três Unidade Hospitalares que a integram – Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.
Além da habitual celebração eucarística, seguida de uma visita aos doentes internados, os quais receberam uma lembrança alusiva à data, este ano a celebração incluiu também uma componente lúdico-cultural.
Em Bragança a data reuniu utentes de diversas instituições do concelho, nomeadamente da ULS Nordeste (Serviço de Psiquiatria Agudos e UDEP – Unidade de Doentes de Evolução Prolongada), da APADI – Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, da ASCUDT – Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-os-Montes, do CEE – Centro de Educação Especial (da Santa Casa da Misericórdia) e da Academia dos Santos Mártires.
Todos eles iniciaram este Dia Mundial do Doente com uma manhã desportiva no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, onde participaram em jogos tradicionais e numa classe de zumba.
À tarde, após participarem na Eucaristia e na distribuição de lembranças aos doentes internados, protagonizaram uma tarde musical, preenchida com dança e cantares.
De referir que estes utentes participaram ainda numa atividade lúdico-educativa que consistiu na elaboração de um desenho alusivo ao Dia Mundial do Doente. A exposição dos trabalhos, que os autores visitaram neste dia 11 de fevereiro, está patente no corredor da Consulta Externa até ao final do mês. E quer o cartaz, quer o postal elaborados no âmbito da efeméride, tiveram por base um desses desenhos, em particular elaborado por um utente da Academia dos Santos Mártires.
A celebração do Dia Mundial do Doente na ULS Nordeste decorreu, como acontece todos os anos nos três hospitais, por iniciativa conjunta do Serviço de Apoio Espiritual e Religioso e do Serviço de Apoio Social, com a colaboração do Corpo de Voluntariado.
