Início
/
Notícias
13-02-2019

ULS Nordeste acolheu reunião da tutela com Hospitais do Norte em Macedo de Cavaleiros

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste recebeu, no dia 08 de fevereiro, na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, uma reunião de trabalho da Tutela – Ministério da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte – com cinco entidades de saúde da região Norte.

Esta reunião, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Francisco Ramos, e da Secretária de Estado da Saúde, Dra. Raquel Duarte, assim como do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Dr. Carlos Nunes, e de elementos do Conselho Diretivo da ACSS, teve como objetivos centrais efetuar a monitorização do desempenho das cinco entidades prestadoras de cuidados do Serviço Nacional de Saúde da região Norte em 2018, traçando também, desde já, perspetivas para os novos desafios a enfrentar em 2019.

Orçamento, programas de saúde, planos de atividades e dotação de profissionais por serviço e Unidade foram, assim, alguns dos assuntos abordados na reunião, por cada uma das entidades, junto da Tutela.

Relativamente à ULS Nordeste, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Francisco Ramos, confirmou, em declarações a um órgão de comunicação social local, que “foi possível perceber os progressos feitos nos últimos anos”, constatando-se que “a população de Trás-os-Montes tem tido cada vez melhor acesso aos cuidados de saúde”. A atual cobertura da região no que respeita à atribuição de médico de família foi um dos exemplos nessa matéria referidos pelo governante.

Francisco Ramos considerou, ainda assim, que o programa de incentivos à fixação de profissionais médicos especializados no interior do país poderá ser “revisto e melhorado, em articulação com os agentes locais”, de modo a concretizar essa pretensão.

No que respeita aos profissionais de enfermagem, o governante salientou que o Ministério da Saúde “reconhece e valoriza” o seu trabalho, o qual considerou “fundamental e imprescindível para a prestação de cuidados de qualidade à população”.

A realização desta reunião de trabalho em Macedo de Cavaleiros, em detrimento de outras cidades da região Norte foi “um simbolismo da valorização do Interior”, concluiu o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.


Partilhar:
quis, efficitur. quis lectus ipsum amet, ut mattis ut sit