ULS Nordeste promoveu formação sobre a Dieta Mediterrânica
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste promoveu, no dia 20 de fevereiro, uma formação sobre a Dieta Mediterrânica, realizada no âmbito de um trabalho de investigação que está a ser desenvolvido na instituição, em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).
Este trabalho insere-se num projeto de promoção da Dieta Mediterrânica na região transmontana, promovido pela ULS Nordeste, que tem como objetivo sensibilizar a população da região para a importância da alimentação e estilo de vida saudáveis, pretendendo-se, nesta fase, conhecer melhor as potencialidades, oportunidades e eventuais barreiras à promoção desta alimentação a nível local.
Tendo em vista a implementação deste projeto, foi realizada a primeira Oficina de Implementação da Dieta Mediterrânica na região de Trás-os-Montes, que reuniu as equipas de Saúde Escolar, profissionais de Saúde da ULS Nordeste, profissionais da Educação, representantes de entidades ligadas aos produtos autóctones do distrito de Bragança, autarquias locais e representantes do Ensino Superior, que podem contribuir para a promoção da Dieta Mediterrânica na região.
Esta formação, que decorreu no Auditório Paulo Quintela, em Bragança, teve início com uma sessão de boas-vindas na qual estiveram presentes a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS Nordeste, Dr.ª Eugénia Madureira, o Diretor de Enfermagem da ULS Nordeste, Enf.º Urbano Rodrigues, a Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS Nordeste, Dr.ª Inácia Rosa, a vereadora da Câmara Municipal de Bragança, Dr.ª Fernanda Silva, e o Diretor da FCNAUP, Prof. Doutor Pedro Graça.
Seguiu-se a primeira mesa de trabalhos, moderada pela Diretora do Serviço de Nutrição e Alimentação da ULS Nordeste, Dr.ª Rosária Rodrigues, que integrou, como formadores, o Prof. Doutor Pedro Graça e a Dr.ª Cláudia Tramontt, doutoranda da FCNAUP, que está a desenvolver o trabalho de investigação sobre as potencialidades da implementação desta dieta na região transmontana.
No âmbito desta formação, em que foi enaltecida a importância de comer mais fruta e legumes, de valorizar os produtos locais e de preferir os produtos da época, foi apresentada a Dieta Mediterrânica como padrão promotor de saúde, foi discutido o padrão alimentar, foram consolidados alguns conceitos relacionados com esta temática e foi elaborado um plano de ação conjunto nesta área para a região transmontana.
Tendo em vista a promoção desta dieta na comunidade foram ainda disponibilizados aos formandos alguns materiais educativos relacionados com a utilização da Roda dos Alimentos Mediterrânica na prática profissional.
Esta formação, que reuniu 52 participantes, foi fundamental tendo em vista a implementação do projeto de promoção da Dieta Mediterrânica na região, que irá contribuir para aumentar a literacia em saúde da comunidade, tendo em vista a melhoria da saúde e do bem-estar da população.



