Plano Local de Saúde para o distrito de Bragança com a participação de 150 instituições da comunidade
A Unidade Local de Saúde do Nordeste apresentou, na passada quarta-feira, dia 20 de março, o Plano Local de Saúde para o distrito de Bragança, que contou com a participação de 150 instituições da comunidade.
Na sessão solene de apresentação deste documento de ação estratégica, alinhado com as metas de saúde de âmbito nacional, foram também assinadas as cartas de compromisso entre a ULS do Nordeste e mais de uma centena de entidades, públicas e privadas, do distrito de Bragança, entre elas autarquias, forças de segurança e proteção civil, estabelecimentos de ensino e formação profissional, instituições de solidariedade social, santas casas da misericórdia, associações de doentes, entre outras. Estas instituições comprometem-se a ter um papel ativo no sentido de dar uma resposta mais precisa e adequada àqueles que são os fatores determinantes da saúde da população do Nordeste Transmontano.
Na sessão de abertura deste evento estiveram presentes a vogal da ARS Norte, Enf.ª Paula Duarte, o presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Dr. Benjamim Rodrigues, e o presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, Dr. Artur Nunes.
Na sua intervenção, o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste realçou a importância deste Plano ao nível da promoção da saúde e da prevenção da doença e enalteceu o empenho e o envolvimento de um elevado número de instituições da comunidade na construção e implementação deste Plano.
Seguiu-se a apresentação do PLS da ULS do Nordeste – Um processo participado pela Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste, Dr.ª Inácia Rosa, que explicou todo o processo de construção do Plano e enalteceu a importância deste documento ao nível do aumento da literacia em saúde da população do distrito de Bragança, com maior incidência nas três áreas de intervenção identificadas como prioritárias: Doenças Cérebro-Cardiovasculares, Saúde Mental e Doenças Oncológicas.
A sessão de encerramento do evento contou com a presença da Diretora do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, Dr.ª Maria Neto, do Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, e da Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste, Dr.ª Inácia Rosa.
Na sua intervenção, a Diretora do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte realçou o facto de o PLS da ULS do Nordeste ter sido dos últimos a iniciar o processo de construção e o primeiro a avançar para a fase de implementação, cumprindo todas as etapas previstas no processo.
Na sessão de apresentação deste Plano, que contou com a participação de cerca de 250 pessoas, marcaram ainda presença os elementos do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, nomeadamente a Vogal Executiva, Dr.ª Aida Palas, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dr.ª Manuela Santos, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr.ª Eugénia Madureira, e o Diretor de Enfermagem, Enf.º Urbano Rodrigues, os assessores da Direção Clínica, designadamente a Dr.ª Conceição Cardoso e o Dr. Jorge Poço, e da Direção de Enfermagem, a Enf.ª Adelaide Baptista, o Enf.º Norberto Silva e a Enf.ª Laurinda Martins. Estiveram ainda presentes diretores dos Centros de Saúde, responsáveis de Departamento e de Serviço dos Cuidados de Saúde Hospitalares, coordenadores das Unidades de Cuidados na Comunidade, elementos dos Grupos de Trabalho e Elos de Ligação do PLS.
O Plano Local de Saúde da ULS do Nordeste vai agora ser implementado no terreno e será concretizado até 2020, em parceria com as diversas entidades, públicas e privadas, do distrito de Bragança.





