Início
/
Notícias
03-06-2019

ULS do Nordeste promoveu a saúde junto dos mais pequenos no Dia Mundial da Criança

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste assinalou, nos dias 30 e 31 de maio, o Dia Mundial da Criança com o objetivo de promover hábitos de vida saudáveis e de desmistificar o medo da “bata branca” junto dos mais pequenos.

No âmbito desta data comemorativa, em Bragança, as equipas das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados da Sé de Santa Maria desenvolveram a atividade “Com a Saúde também se brinca!”, nos dias 30 e 31 de maio, direcionada para os alunos do 4.º ano das escolas de Bragança.

Durante os dois dias, passaram pela Praceta Adriano Moreira (Claustros do Conservatório de Bragança) cerca de 230 crianças, que participaram em bancas temáticas nas quais tiveram contacto com as diversas áreas de intervenção nos Cuidados de Saúde Primários e com algumas áreas de Saúde Pública. Os mais pequenos tiveram oportunidade de perceber como funcionam as consultas médicas e de enfermagem, nutrição e dentista e ainda avaliaram, de forma lúdica, a saúde dos bonecos que levaram para a atividade. Foram ainda abordadas pelos profissionais de saúde e técnicos de saúde ambiental o ciclo da água, a lavagem das mãos e a atividade física, com jogos adaptados à idade das crianças.

Em Mirandela, as equipas do Serviço de Pediatria e do Centro de Saúde I associam-se às comemorações do Dia Mundial da Criança promovidas pelo Município, no passado dia 31 de maio, para promover a saúde junto dos mais pequenos. Este ano, estiveram em destaque as seguintes temáticas: “A higienização das mãos salva vidas” e o “Internamento”. Pretendeu-se assim sensibilizar as crianças e a comunidade escolar para a importância da higienização das mãos e para os problemas de saúde associados à não realização desta prática de forma correta, bem como desmistificar junto dos mais pequenos o medo associado às “batas brancas”.

Estas atividades inserem-se no trabalho desenvolvido pela ULS do Nordeste no âmbito da promoção da saúde e da prevenção da doença, tendo em vista o aumento da literacia em saúde da comunidade nas diferentes faixas etárias.


Partilhar:
et, sed dapibus porta. justo Praesent dolor.