Início
/
Notícias
11-06-2019

Desempenho dos Centros de Saúde da ULS do Nordeste com crescimento significativo

O Departamento de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem vindo a melhorar de modo assinalável a qualidade dos cuidados prestados à população da região, conforme se constatou nos dados apresentados em mais uma reunião periódica entre a Direção dos Cuidados de Saúde Primários e as Direções e Coordenações dos Centros de Saúde, realizada em Macedo de Cavaleiros no passado dia 04 de junho.

De acordo com a monitorização que tem vindo a ser levada a cabo, e debatida neste encontro de diálogo e reflexão, o Índice de Desempenho Global (IDG) do Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, que em dezembro de 2018 era de 64,7 pontos, encontrava-se em março deste ano nos 72, 4 – correspondendo ao 16.º lugar entre os 55 Agrupamentos de Centros de Saúde avaliados a nível nacional – e com tendência para continuar a crescer.

Este excelente desempenho dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Nordeste, o qual foi alvo de felicitações pela responsável máxima do Departamento, a diretora Dra. Manuela Santos, é fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos profissionais e que resulta em bons índices de acesso aos cuidados, de gestão da saúde, de gestão da doença e de qualificação da prescrição, conforme demonstrado na apresentação feita pela responsável do Gabinete de Planeamento e Controlo, Dra. Sofia Rodrigues.

Entre os temas abordados na reunião estiveram também a contratualização, a formação, a monitorização dos projetos “Receita Sem Papel” e “Rastreio Visual Infantil”, bem como das auditorias externas às normas da Direção Geral da Saúde (DGS) sobre “Abordagem Terapêutica das Dislipidemias no Adulto” e “Avaliação do Risco Cardiovascular SCORE” (esta aos utentes com idade entre os 40 e os 65 anos).

Numa perspetiva de melhoria contínua, foram igualmente efetuadas duas apresentações, uma sobre indicadores de Diabetes Mellittus, pelo médico interno de Medicina Geral e Familiar Dr. Miguel Rebelo, e outra relativa ao seguimento dos utentes portadores de Síndroma de Apneia Obstrutiva do Sono, pela responsável do Serviço de Pneumologia da ULS Nordeste, Dra. Clotilde Andrade.

Estas reuniões periódicas têm-se revestido da maior importância, como forma de abordagem integrada e participativa das questões inerentes à gestão e ao funcionamento das unidades de cuidados de saúde primários da ULS do Nordeste.


Partilhar:
felis quis, tristique suscipit justo accumsan ut Aenean id, Sed Nullam