Início
/
Notícias
27-06-2019

ULS do Nordeste vai apostar na redução do papel

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai apostar na Transformação Digital e em particular na redução da impressão e do consumo de papel nos seus serviços.

O desafio foi lançado pelo presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Prof. Dr. Henrique Martins, numa visita à Unidade Hospitalar de Bragança, no passado dia 19. E vai ser dinamizado – com o apoio quer do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, quer da própria SPMS – por uma equipa multidisciplinar de trabalho, a Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC).

O objetivo é promover a desmaterialização de registos, processos clínicos e iniciativas programadas diversas, as quais pressupõem uma mudança de mentalidades, atitudes e formas de trabalho, com vista a uma unidade de saúde, neste caso ULS Nordeste, “Sem Papel”.

Nesse sentido, o Conselho de Administração acompanhou o responsável máximo da SPMS numa visita aos Serviços de Gestão de Utentes, de Medicina Interna e de Urgência, onde este explicou e exemplificou junto dos profissionais a importância de “refletir não só sobre o que se faz, mas fundamentalmente a forma como se faz”. Esse, salientou Henrique Martins, é o caminho a seguir para a mudança e para a ambicionada transformação digital.

Esta visita constituiu ainda uma oportunidade para identificar a possibilidade de avançar com novos projetos de telessaúde, como é o caso da teleconsulta. Foi, assim, realizada com sucesso uma teleconsulta entre os Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente o Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, na pessoa da médica de Medicina Geral e Familiar Dra. Joana Vicente, e os Cuidados Hospitalares, com a intervenção da pediatra Dra. Manuela Ferreira. Ambas avaliaram um adolescente em conjunto, via teleconsulta.

O presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Dr. Carlos Vaz, enalteceu o muito que já foi feito na área da informatização dos cuidados de saúde mas lembrou que muito há ainda para fazer, num processo de melhoria contínua, reforçando assim o desafio da SPMS lançado aos profissionais desta Unidade Local de Saúde para que se comprometam com a transformação digital e colaborem com novas ideias e práticas.

Um dos grandes avanços tecnológicos na ULS Nordeste será a entrada em funcionamento, já no próximo dia 19 de julho, da nova versão do programa informático SONHO, a qual representará uma inegável mais valia na gestão assistencial.

Integrada na Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde (ENESIS 2020), a iniciativa “SNS Sem Papel” assenta nos princípios da simplificação, empoderamento e responsabilização do cidadão, tendo como finalidade a eliminação do papel nas instituições de saúde até 2020.


Partilhar:
justo libero Donec Curabitur elit. neque. non sem, at sed venenatis risus.