Centros de Saúde da ULS do Nordeste com desempenho de excelência
As Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Mirandela I e de Mogadouro, que integram o Departamento de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, distinguem-se no primeiro e terceiro lugares, respetivamente, ao nível do desempenho assistencial das UCSPs a nível nacional.
Segundo os dados mais recentes disponibilizados no portal do SNS BI-CSP (Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários), que reportam ao passado mês de julho, a UCSP de Mirandela I lidera a tabela nacional das UCSPs, com um Índice de Desempenho Global (IDG) de 93,7, seguindo-se, na terceira posição, a UCSP de Mogadouro, com um IDG de 83,3.
Destaque ainda para o trabalho desenvolvido pelas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) de Macedo de Cavaleiros, com um IDG de 90,8, e de Mirandela, com um IDG de 88,9, que ocupam o 6.º e 7.º lugares, respetivamente, ao nível da região Norte.
Estes índices de desempenho traduzem o trabalho desenvolvido pelas Unidades de Saúde nas áreas contratualizadas, que abrangem indicadores ao nível do desempenho assistencial nas suas diferentes sub-áreas e ainda nas áreas dos serviços de caráter assistencial e não assistencial, qualidade organizacional e formação profissional.
Estes resultados demonstram a melhoria do desempenho e da qualidade dos cuidados de saúde prestados pelas Unidades de Saúde que integram a ULS do Nordeste à população do distrito de Bragança, numa ótica de proximidade, tendo em vista o tratamento e prevenção da doença e a promoção da saúde.
