Jornadas promovem articulação entre especialidades de Urologia e MGF
As Jornadas de Urologia e Medicina Geral e Familiar da Terra Fria Transmontana, realizadas em Bragança no passado sábado, em Bragança, foram um momento extraordinário de partilha de saberes e experiências, para satisfação quer dos participantes, quer da comissão organizadora do evento.
Nesta reunião científica, promovida pela Associação de Apoio ao Serviço de Urologia do Hospital Geral de Santo António, com o apoio da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, estiveram em debate temas como Cancro da próstata, Hipertrofia benigna da próstata, Litíase urinária, Incontinência urinária feminina e Disfunção sexual masculina. Foram ainda discutidos casos clínicos, apresentados por médicos de Medicina Geral e Familiar da ULS do Nordeste.
Os profissionais desta Unidade Local de Saúde foram, assim, parte ativa do evento, tanto na qualidade de moderadores e palestrantes, como de elementos integrantes de uma assistência muito participativa.
Presentes estiveram também o Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Vaz, a Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários, Dra. Manuela Santos, e a Vogal Executiva Dra. Elisa Dias.
No final, a opinião foi unânime: estas jornadas foram um valioso contributo na articulação e a partilha de conhecimentos entre a especialidade hospitalar de Urologia e a Medicina Geral e Familiar, com o objetivo de melhorar os cuidados de saúde prestados à população.


