Início
/
Notícias
27-09-2019

ULS do Nordeste promove alimentação com “Montes de Saúde” junto das crianças

O projeto “Traz Montes de Saúde” (TMS), desenvolvido pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através do Serviço de Nutrição e Alimentação, continua a ser uma aposta ganha na promoção de bons hábitos alimentares junto dos mais novos, em contexto de saúde escolar.

No passado ano letivo de 2018/2019, o projeto foi desenvolvido em 11 turmas dos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas de Alfândega da Fé (3), Carrazeda de Ansiães (2), Macedo de Cavaleiros (2), Mogadouro (2), Torre de Moncorvo (1) e Vila Flor (1), envolvendo 152 crianças, 37 encarregados de educação e 22 educadores e auxiliares de ação educativa.

Na sala dos 3/4 anos, Traz Montes de Saúde possibilita que as crianças conheçam os alimentos (provar, cheirar, tocar, descobrir a origem), incentivando o consumo daqueles que estão representados na Roda dos Alimentos. Na sala dos 4/5 anos, os mais pequenos devem saber explicar por que é que as guloseimas não são saudáveis, dando-se a conhecer a Roda dos Alimentos e explicando a razão pela qual os doces não fazem parte dela. Por sua vez, na sala dos 5/6 anos, explora-se a Roda dos Alimentos estimulando-se a realização de refeições equilibradas.

Os pais/encarregados de educação participam em “Missões para Casa”, desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo, e, no final, na realização de uma sessão de educação para a saúde.

Avaliados os ganhos em saúde, de acordo com os indicadores e os objetivos propostos para cada uma das faixas etárias de intervenção do projeto, conclui-se que, no ano de 2018/2019:

– 80% das crianças de 3/4 anos identifica um alimento selecionado de cada um dos grupos da roda dos alimentos;

– 95% das crianças de 3/4 anos indica uma característica específica dos alimentos selecionados.

– 89% das crianças de 4/5 ano conseguem identificar, entre as opções apresentadas, os alimentos que não pertencem à Roda dos Alimentos;

– 95% das crianças de 4/5 anos indica pelo menos um motivo pelo qual esses alimentos não pertencem à Roda dos Alimentos.

– 91% das crianças de 5/6 anos enuncia todas as refeições que devem compor um dia alimentar saudável;

– 87% das crianças de 5/6 anos é capaz de descrever a composição de uma refeição saudável.

Estes resultados comprovam a importância do projeto “Traz Montes de Saúde” como estratégia de sucesso na aquisição precoce de conhecimentos com vista a uma posterior opção informada por hábitos e estilos de vida mais saudáveis, nomeadamente no que respeita à alimentação.

Trata-se assim de mais uma iniciativa da ULS Nordeste que, através do envolvimento e da capacitação dos cidadãos, ao longo de todo o seu ciclo de vida, contribui de forma decisiva para a promoção da saúde e a prevenção da doença, de acordo com aquela que é a missão desta entidade.


Partilhar:
elit. Praesent id id odio facilisis