Início
/
Notícias
04-12-2019

Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste reforçam aposta na Saúde da Mulher

O Departamento de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem em curso uma estratégia de reforço da qualidade de cuidados na área da gestão da saúde da mulher, nomeadamente ao nível do acompanhamento da saúde materna.

A nova estratégia integrou desde logo a realização de uma auditoria interna aos processos clínicos correspondentes às grávidas cujo parto ocorreu no 1º semestre de 2019 (num total de 346), no âmbito das consultas de vigilância de Saúde Materna efetuadas nos Cuidados de Saúde Primários da ULS Nordeste, tendo por base o preconizado no Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco e as Normas n.º 23/2011 e n.º 37/2011 da Direção Geral da Saúde (DGS).

Esta auditoria teve como objetivos não só avaliar e garantir a qualidade dos procedimentos e dos registos do programa de Saúde Materna a nível do SClínico (identificando oportunidades de melhoria na prestação de cuidados), como também promover a qualidade da vigilância em Saúde Materna junto dos profissionais.

Foram, assim, tidos em conta na avaliação os seguintes itens:

– Realização do número de Consultas de Enfermagem recomendadas

– Realização do número de Consultas de Médicas recomendadas

– Realização da primeira consulta de Saúde Materna antes das 12 Semanas de gestação

– Consulta de Revisão de Puerpério na data recomendada

– Realização das Ecografias do 1º Trimestre nas datas previstas pela Norma n.º 23/2011

– Realização da Avaliação Analítica do 1º Trimestre conforme a Norma n.º 37/2011

Com base nos resultados obtidos, a equipa de auditores propôs assim a adoção das seguintes medidas pelos profissionais de saúde:

– Reforçar a importância dos registos adequados e de justificar devidamente as não conformidades;

– Reforçar o agendamento das Revisões de Puerpério no intervalo recomendado pela DGS;

– Envidar esforços junto das Unidades Hospitalares no sentido do agendamento nos “timings” adequados.

A equipa de auditores responsável por este processo integra o médico António Pimentel e a enfermeira Lúcia Pinto, do Conselho Clínico e de Saúde da ULS Nordeste, e os médicos André Reis, Albino Parreira, Diana Costa, Raquel Meireles, Erika Fernandes e Mónica Bagueixa. De referir que a Bolsa de Auditores da ULS Nordeste está aberta à colaboração dos profissionais de saúde com formação na área e que estejam interessados em fazer parte da mesma.

O resultado da auditoria na área da Saúde Materna da ULS Nordeste e a respetiva estratégia de melhoria contínua de cuidados foram apresentados na reunião do Departamento de Cuidados Primários, realizada no passado dia 26 de novembro em Macedo de Cavaleiros.  Onde foi igualmente apresentada, no mesmo âmbito, pela enfermeira Natália Silva, um Programa de Melhoria Contínua da Qualidade e Processos Assistenciais Integrados, no Acompanhamento da Mulher Grávida e dos Registos Clínicos na Consulta de Saúde Materna pela UCSP – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mirandela I.

O procedimento de boas práticas apresentado pela responsável de enfermagem do Centro de Saúde de Mirandela I envolve toda a equipa de saúde, nomeadamente médico(a), enfermeiro(a) e assistente técnico(a), e define as respetivas responsabilidades no que respeita a atos clínicos e administrativos (registos) no âmbito do acompanhamento da                                                                                                                                                                       mulher grávida.

Com o mesmo objetivo foi ainda apresentada, pela responsável do Gabinete de Planeamento e Controlo, Sofia Rodrigues, uma nova ferramenta informática de apoio, relativamente aos os indicadores dos índices laboratoriais e à ecografia dos 1º, 2º e 3º trimestres de gravidez a qual, de forma simples, possibilita a observância das recomendações nesta matéria. Trata-se de um ficheiro, em formato Excel, onde, além da descrição da regra de cada indicador, está assinalado o que é necessário registar, o intervalo das datas de realização do meio complementar de diagnóstico e a data do registo.

Espera-se assim que a estratégia de reforço da qualidade dos cuidados prestados na área da saúde da mulher, incluindo também o apoio na amamentação, no planeamento familiar e no rastreio de patologias como o cancro da mama e o cancro do colo do útero, assim como na deteção e acompanhamento de eventuais casos de violência doméstica, resulte na efetiva melhoria assistencial das utentes da ULS Nordeste, de acordo com aquela que é a missão desta entidade.

Nesta reunião do Departamento de Cuidados de Saúde Primários foram, como habitualmente, apresentados diversos indicadores de monitorização das diversas Unidades, sendo que o Índice de Desempenho Global (IDG), se encontrava, em setembro deste ano, nos 73,2%.

A Diretora dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Nordeste, Dra. Manuela Santos, agradeceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos profissionais e apelou ainda a que se desse já início à elaboração do Plano de Ação para 2020, em cada uma das Unidades, no sentido de definir uma estratégia de sucesso para o próximo ano.


Partilhar:
nunc felis id fringilla commodo dapibus dolor risus. mattis et,