O rastreio à infeção por Covid-19 em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI´s) e nos Serviços de Apoio Domiciliários (SAD´s) do distrito de Bragança é uma prioridade para a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes têm em curso um programa conjunto de deteção nesse âmbito.
Este programa específico de rastreios, envolvendo utentes e colaboradores de todas as ERPI´s e SAD´s dos 12 concelhos do distrito de Bragança, num total de 6.030 pessoas, é levado a cabo por, respetivamente, 12 equipas de colheita de amostras da ULS do Nordeste.
Até à data, foram já realizados em lares, a profissionais e utentes, mais de 2 mil testes à Covid-19, por parte da ULS do Nordeste.
Os resultados são comunicados à Direção Técnica de cada ERPI ou SAD, assim como aos(às) Presidentes das Câmaras Municipais e ao Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, de modo a que eventuais medidas a serem tomadas sejam ajustadas a cada situação e às necessidades de cada instituição.
Trata-se de uma medida fundamental no combate à infeção pelo novo coronavírus, com vista à proteção dos cidadãos da região, em particular aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, possibilitando assim uma atuação conjunta e atempada face à doença.