A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a retomar de forma gradual o plano de formação delineado para 2020, apoiado por fundos comunitários através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), e que foi temporariamente suspenso devido à pandemia de COVID-19.
Nesse âmbito, teve lugar no passado dia 29 de junho, com acesso a partir das Unidades Hospitalares de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, uma ação online em Cuidados Paliativos Pediátricos, direcionada para médicos e enfermeiros dos Cuidados Paliativos e do Serviço de Pediatria. A formadora Dr.ª Cândida Cancelinha, pediatra no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) abordou temas como: Princípios e particularidades dos Cuidados Paliativos Pediátricos (CPP) – Organização e realidade em Portugal, Particularidades do controlo de sintomas em CPP, Comunicar em CPP – a constante adaptação à criança, ao adolescente e à família e Apoio no luto.
Recorde-se que o plano formativo da ULS Nordeste é constituído por 53 ações de formação, nas vertentes clínica e de apoio, sob as perspetivas teórica e prática, numa multiplicidade de áreas do saber: saúde da mulher e da criança, saúde mental, intervenção em casos de crianças e jovens em risco, prevenção e controlo da infeção, registos clínicos, segurança do doente e do profissional, suporte básico de vida com desfibrilhador automático externo e suporte avançado de vida, ética, comunicação, liderança e motivação, atendimento a migrantes, cuidados paliativos (incluindo pediátricos), entre outras.
Concretizado com recurso quer a formadores internos quer externos, este plano é operacionalizado através do Serviço de Formação e Desenvolvimento da ULS Nordeste, sendo o calendário e a abertura das respetivas inscrições objeto de divulgação atempada.
A retoma das ações de formação será feita gradualmente e sempre tendo em conta o cumprimento das normas de segurança, de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde.