A Unidade Local de Saúde do Nordeste, sendo a instituição de saúde de referência no distrito de Bragança, desenvolveu todos os esforços para dar uma resposta atempada e eficaz no combate à pandemia de COVID-19, adaptando os Serviços de Saúde numa ótica de salvaguarda da segurança dos doentes e dos profissionais.
Foram reorganizadas equipas de trabalho, redefinidos circuitos, adaptados espaços e reforçados equipamentos, tendo em vista a otimização da capacidade de resposta às necessidades emergentes associadas a uma doença infeciosa desconhecida.
Esta resposta só foi possível graças ao empenho e à dedicação de todos os profissionais da ULS do Nordeste que tiveram, desde a primeira hora, uma atitude proativa na definição de estratégias e na procura constante de soluções para os múltiplos desafios que foram surgindo dia após dia. A resiliência dos diferentes grupos profissionais foi essencial na resposta a uma nova realidade, num contexto mundial de incerteza, demonstrando, por um lado, capacidade de adaptação perante as adversidades e, por outro lado, prontidão na resposta às solicitações e às exigências impostas pela situação epidemiológica.
Em período de balanço da primeira fase de intervenção ao nível do combate à COVID-19 e, simultaneamente, de retoma da atividade assistencial, enaltecemos a união no desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar em prol dos doentes, no âmbito daquela que é a missão e a visão da ULS do Nordeste.
Reconhecendo o esforço e a dedicação de todos os colaboradores, os membros do Conselho de Administração da ULS do Nordeste agradecem a cada um dos profissionais desta instituição todo o empenho, rigor e espírito de missão no combate à pandemia de COVID-19.
Muito obrigado a todos!