Início
/
Notícias
14-05-2020

Equipa de Apoio Psicossocial continua a reforçar Cuidados Paliativos da ULS do Nordeste

A Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS), que reforça o Departamento de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, efetuou, no ano de 2019, 3.723 acompanhamentos a doentes, familiares e casos de luto na região.

A missão desta equipa – constituída por duas psicólogas, uma assistente social e uma educadora social – é prestar apoio psicossocial e espiritual a doentes com doença avançada e progressiva, bem como às respetivas famílias, pretendendo ainda alargar a sua ação com um programa de apoio ao voluntariado.

Recorde-se que a EAPS da ULS Nordeste iniciou a sua atividade em dezembro de 2018, no âmbito do Programa HUMANIZA – Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, da Fundação La Caixa. Coordenada pela diretora do Departamento de Cuidados Paliativos da ULS Nordeste, Dra. Liseta Gonçalves, a equipa atua em articulação com a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos da Terra Fria (que abrange os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais) e com a Unidade de Cuidados Paliativos da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.

Humanização de cuidados

No âmbito da atuação da EAPS da ULS Nordeste foram registados 505 novos doentes e 1.495 seguimentos, a que se juntam 525 novos familiares e 1.052 seguimentos, mais 91 casos novos de luto e 55 seguimentos, totalizando assim 3.723 ações de acompanhamento efetuadas pela equipa ao longo do passado ano.

Paralelamente foram também desenvolvidas, de forma periódica, diversas atividades, num contexto de humanização de cuidados, envolvendo música, teatro, poesia, contos, culinária e até estética. Estas iniciativas, envolvendo a colaboração de parceiros da comunidade, têm possibilitado aos doentes internados na Unidade de Cuidados Paliativos em Macedo de Cavaleiros uma melhor qualidade de vida, diminuindo sentimentos de ansiedade, tristeza, mal-estar e falta de sentido da vida, impulsionando simultaneamente o bem-estar psicológico e emocional dos seus familiares.

Nesse contexto, e também fruto da parceria entre a ULS Nordeste e a Fundação La Caixa, foram recentemente atribuídos por esta última às equipas de cuidados paliativos dois tablets, com o objetivo de facilitar a comunicação entre doentes internados com restrição de visitas pela contingência COVID-19 e as suas famílias. Esta é, assim, mais uma iniciativa de humanização dos cuidados que promove a aproximação entre aqueles que numa altura extremamente delicada estão sujeitos a um distanciamento físico forçado.

Proximidade

Os doentes e as suas famílias beneficiam, com esta equipa, de auxílio indispensável à adaptação a uma situação de grande impacto emocional. E durante o processo de luto, os familiares recebem também o apoio necessário para lidar da melhor forma possível com a perda do seu ente querido.

Através de um apoio integral, integrado e diferenciado, a EAPS complementa, desta forma, a resposta dada pelo Departamento de Cuidados Paliativos da ULS Nordeste aos doentes com necessidades paliativas e seus familiares.

Trata-se de um projeto inclusivo e integrador, o qual a ULS Nordeste se congratula por acolher na sua área de abrangência, graças à Fundação La Caixa – uma organização espanhola sem fins lucrativos que atua desde 1904 no sentido de promover uma sociedade mais justa e igualitária, agora também em Portugal e, em particular, no distrito de Bragança.


Partilhar:
id consectetur Donec non velit, nunc justo at