Ir para o conteúdo
Notícias
banner Certificado COVID-19 - site
banner site Em Linha Consigo
banner site Medidas
banner site contactos
banner site estamos on
banner Servicos Farmaceuticos
banner site Visitas_3
Início
/
Notícias
28-01-2021

ULS do Nordeste realiza atividade assistencial programada nos cuidados hospitalares

Apesar dos condicionamentos à normal atividade assistencial programada decorrentes da pandemia de Covid-19, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste manteve, durante o segundo semestre de 2020, a realização de um elevado número de consultas externas e de cirurgias agendadas nos seus Cuidados Hospitalares, dando assim resposta às necessidades dos doentes.

No segundo semestre do ano passado foram realizadas 46.874 consultas hospitalares – sendo que apenas 9,58 por cento se realizaram em regime não presencial – das quais 17.173 foram primeiras consultas e 29.081 foram consultas subsequentes.

Comparativamente ao segundo semestre de 2019 é possível verificar que a redução, na ordem dos 3 por cento relativamente ao total, afetou principalmente as consultas subsequentes, uma vez que o número de primeiras consultas realizadas foi até superior, no segundo semestre de 2020, em 9,3 por cento relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Já no que respeita às cirurgias efetuadas na ULS do Nordeste, no mesmo período de 2020, houve também um aumento, de 3,3 por cento face ao período homólogo, sendo o total de intervenções cirúrgicas de 3.564, incluindo em ambulatório e com internamento. De referir que a cirurgia de ambulatório realizada representou, no segundo semestre de 2020, um acréscimo de 18,2 por cento, também face ao mesmo período de 2019.

Embora neste momento, precisamente por força da pandemia, seja a atividade cirúrgica programada aquela que é alvo de maiores constrangimentos, os Cuidados Hospitalares da ULS do Nordeste continuam a prestar assistência especializada aos doentes, de acordo com a sua prioridade clínica, continuando a realizar-se quer consultas de especialidade, quer intervenções cirúrgicas previamente agendadas.

De acordo com a atual situação epidemiológica, as cirurgias programadas realizam-se nos hospitais de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela, centrando-se a cirurgia de urgência no Hospital de Bragança. Esta articulação possibilita a continuidade de cuidados, garantindo o melhor acesso aos serviços de saúde, mas também que seja feito com a necessária segurança dos utentes e dos profissionais, de acordo com as orientações da Direção Geral da Saúde para a contenção da Covid-19.

Desde o início da existência de casos de infeção por Sars-Cov-2 que, em conformidade com o Plano de Contingência para a Covid-19 da ULS do Nordeste, foram adotadas boas práticas na assistência clínica, nomeadamente uso de equipamentos de proteção individual, reformulação de espaços, circuitos diferenciados de doentes, realização de testes de diagnóstico, cumprimento de medidas rigorosas de higienização e de distanciamento, entre outras.

De salientar ainda que a atividade programada desta Unidade Local de Saúde decorre não só na salvaguarda do cumprimento escrupuloso das regras de saúde pública, como da manutenção da prontidão de resposta necessária tendo em conta a incidência de COVID-19 na sua área de abrangência.


Partilhar:
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
ante. Curabitur consectetur dolor diam commodo quis, non