As equipas dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste estão a assegurar a vacinação contra a COVID-19 nos Centros que estão a abrir, de forma gradual, no distrito de Bragança.
Os Centros de Vacinação foram criados em parceria com as 12 Câmaras Municipais da área de abrangência da ULS do Nordeste, no sentido de disponibilizar à população espaços amplos, acessíveis e seguros, que permitam a realização de inoculações a um maior número de pessoas em simultâneo, dependendo da disponibilidade de vacinas.
A administração de vacinas em Centros de Vacinação no distrito teve início, na semana passada, em Bragança, Mirandela, Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta e Vila Flor e terá continuidade, durante esta semana, com a abertura, de forma gradual, dos Centros de Vacinação nos restantes concelhos do Nordeste Transmontano.
Estes espaços estão organizados por áreas, com circuitos bem definidos e identificados, de modo a facilitar a mobilidade dos utentes, que têm ao dispor as condições necessárias em termos de estruturas, bem como o apoio de um conjunto de profissionais.
No distrito de Bragança, foram administradas, até ao dia 09 de abril, cerca de 45 mil vacinas contra a COVID-19, sendo o processo de vacinação assegurado por equipas multidisciplinares, mediante o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação.
A campanha de vacinação na área de abrangência da ULS do Nordeste está a decorrer de acordo com o estipulado no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19, mediante a realização de convocatórias, com data e hora marcadas, segundo a priorização dos utentes estabelecida no referido Plano.
A ULS do Nordeste deixa ainda uma mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina, de acordo com as prioridades definidas no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e no estrito cumprimento de todas as normas e orientações das entidades competentes nesta matéria.