O Centro de Saúde de Miranda do Douro e a Unidade de Saúde Pública foram distinguidos com a atribuição das Insígnias Honoríficas e de Mérito do Município de Miranda do Douro, no âmbito das comemorações do Dia do Município, no dia 10 de julho.
Através destas distinções, o Município enaltece o contributo “das pessoas e das instituições que contribuem para o bem comum e para o desenvolvimento do concelho”.
As Insígnias Honoríficas e de Mérito foram recebidas pela Diretora do Centro de Saúde de Miranda do Douro, Dra. Virgínia Preto, e pela Coordenadora da Unidade de Saúde Pública, Dra. Inácia Rosa.
Presente na cerimónia esteve, igualmente, o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, Dr. Carlos Vaz. Para o responsável máximo da instituição, estas distinções são recebidas com uma enorme honra, na medida em que representam o reconhecimento do excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todos os profissionais da ULS do Nordeste, que têm demonstrado uma atitude exemplar no combate à pandemia.
O empenho, dedicação, esforço e resiliência dos profissionais de saúde em prol da assistência à população tem contribuído para uma melhoria contínua da resposta ao nível da promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença na área de abrangência da ULS do Nordeste.
É missão desta instituição de saúde pública prestar assistência integrada ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, Hospitalares e Continuados à população, promovendo a utilização racional e eficiente de todos os recursos, numa cultura de humanização dos serviços e de motivação e desenvolvimento dos colaboradores.
Os Cuidados de Saúde Primários, em particular, representam o pilar fundamental do Sistema de Saúde, e visam a promoção da saúde e a prevenção da doença, assim como a gestão dos problemas de saúde, numa perspetiva bio-psico-sociocultural, centrando-se na pessoa, família e respetiva comunidade.
É neste âmbito que se insere a atuação dos Centros de Saúde enquanto unidades integradas, polivalentes e dinâmicas prestadoras de Cuidados de Saúde Primários, que centram a sua atividade ao nível da promoção e vigilância da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A sua ação é dirigida globalmente ao indivíduo, à família e à comunidade e privilegia a personalização da relação entre os profissionais de saúde e os utentes.
O Centro de Saúde de Miranda do Douro, em concreto, compromete-se a implementar práticas sistemáticas de gestão, cumprindo todos os requisitos normativos, legais, regulamentares e de boas práticas clínicas que conduzam à satisfação dos seus utentes e profissionais, com particular atenção na melhoria contínua dos processos organizacionais e da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.
O foco da ação dos profissionais desta Unidade de Saúde é ao nível da prestação de cuidados de saúde à população do concelho de Miranda do Douro, dando uma resposta adequada às necessidades e expetativas dos utentes.
Por sua vez, a Unidade de Saúde Pública funciona como observatório de Saúde na área de abrangência da ULS do Nordeste, focando a sua ação na vigilância epidemiológica, gestão de programas de intervenção no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde da população em geral e de grupos específicos em particular. E, de acordo com a legislação em vigor, desempenha funções de Autoridade de Saúde.