Mais de mil crianças foram vacinadas este fim de semana contra a Covid-19 pelas equipas dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Nordeste, na área de abrangência desta entidade. Além das que estavam agendadas, no sábado à tarde foi dada a oportunidade às crianças dos nove aos 11 anos de serem vacinadas sem marcação nos centros de vacinação.
As crianças desta faixa etária que não foram vacinadas neste fim de semana vão ter oportunidade de agendar a vacinação para os próximos dias dedicados à vacinação pediátrica, dando cumprimento ao Plano Nacional de Vacinação preconizado pela Direção Geral da Saúde.
O Governo estima que as segundas doses da vacina pediátrica da Pfizer sejam administradas entre 05 de fevereiro e 13 de março do próximo ano.
Até lá, está previsto que, entre 06 e 09 de janeiro, sejam vacinadas as crianças que têm entre sete e nove anos, ficando reservados os dias 15 e 16 para a administração da primeira dose ao grupo dos seis e sete anos, enquanto a 22 e 23 do mesmo mês serão vacinadas as de cinco anos.
As crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.
Garantindo a vacinação da população do distrito de Bragança dentro de elevados padrões de qualidade e segurança em todo o processo, a ULS do Nordeste, em consonância com as autoridades de Saúde a nível nacional e internacional, recomenda a vacinação da população contra a Covid-19 como forma de proteção contra esta doença.
De referir ainda que a Unidade Local de Saúde do Nordeste está, desde o primeiro momento, empenhada na luta contra a COVID-19 em todas as frentes, desde a prevenção (vacinação), à deteção (testagem), tratamento e acompanhamento permanente dos utentes. Uma missão que continuará a cumprir com profissionalismo, rigor e dedicação.