A Saúde aliada ao bem-estar foi a temática abordada nas diferentes comunicações no Congresso “A Arte de Viver Bem e Saudável”, que decorreu nos dias 6,7 e 8 de abril, em Mirandela.
O evento, com organização conjunta da Associação Território de Afetos (ATA) e da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, contou com excelentes comunicações de oradores de renome que desenvolvem o seu trabalho nestas áreas, entre os quais profissionais da ULS do Nordeste.
Foram abordadas diversas temáticas relacionadas com a Saúde e Bem-Estar, desde a sexualidade nas diferentes fases da vida, à prática clínica associada ao bem-estar e à saúde, bem como à relação entre a prática de atividade física e o bem-estar.
O Congresso teve início no dia 6 de abril, com a Tertúlia LGBTQ+, que contou com um painel de convidados de diferentes áreas, que promoveram uma reflexão abrangente sobre a realidade com que se deparam estas pessoas.
Na sessão de abertura do Congresso, dia 7 de abril, esteve presente o presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, que enalteceu a importância da realização deste evento ao nível da abordagem de temas relevantes na área da Saúde, com um contributo relevante para a formação contínua dos profissionais.
No Dia Mundial da Saúde, o Congresso foi dedicado a temáticas relacionadas com a Saúde Sexual.
De realçar a primeira mesa dedicada ao tema “A linha da frente na abordagem da sexualidade”, moderada pela Dra. Joana Gomes, Médica Psiquiatra, Sexóloga Clínica e Coordenadora da Consulta de Sexologia Clínica do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS do Nordeste, cujo painel de convidados integrou o Dr. Mariano Fuertes, Médico de Medicina Geral e Familiar na ULS do Nordeste.
Destaque ainda para a mesa dedicada ao tema “Saúde Sexual nas Pessoas com Diabetes”, moderada pela Dra. Joana Vicente – Médica de Medicina Geral e Familiar na ULS do Nordeste e membro da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes – que contou com a comunicação do Dr. Raúl Sousa – Médico de Medicina Geral e Familiar na ULS do Nordeste e Coordenador da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes – que abordou a intervenção dos profissionais de Medicina Geral e Familiar nesta área, e da Enf.ª Margarida Parra – Enfermeira na ULS do Nordeste e membro da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes – que apresentou a abordagem da questão da sexualidade da pessoa com diabetes do ponto de vista da enfermagem.
O último dia do Congresso, 8 de abril, foi dedicado ao bem-estar associado à saúde, tendo início com a mesa dedicada ao tema “Bem-estar e saúde: das evidências à prática clínica”, moderada pelo Dr. Vítor Pimenta – Psiquiatra na ULS do Nordeste – que contou com a intervenção do Dr. José Justo, Psiquiatra na ULS do Nordeste, que abordou as questões que relacionam bem-estar e saúde mental. Por sua vez, o Dr. Afonso Louro, Técnico de Terapia Ocupacional na ULS do Nordeste, abordou a intervenção nesta área com doentes com patologias do foro mental. E a comunicação da Dra. Helena João Gomes e da Dra. Raquel Alves Moreira – Médicas Internas de Formação Específica de Psiquiatria na ULS do Nordeste – incidiu sobre a influência dos hábitos diários, afetados pelas novas tecnologias, no seu bem-estar e saúde mental.
De realçar ainda, durante o Congresso, as excelentes comunicações do Dr. António Salema – Presidente da Associação Território de Afetos, Psicólogo e Terapeuta Sexual, do Padre jesuíta Paulo Duarte, do Professor Doutor Félix Lopez, docente na Universidade de Salamanca, da Dra. Lisa Vicente, Ginecologista/Sexóloga da Maternidade Alfredo da Costa, bem como do Professor Doutor Marcelo Gomes, da Universidade de Boston (EUA).
Destaque ainda para a realização do workshop “Interocepção e mindfulness: Aplicações para os profissionais de saúde”, pelo Dr. Ricardo João Teixeira, Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental, que proporcionou uma reflexão relevante nesta área aos participantes.
Este Congresso contribuiu assim para a apresentação de relevantes abordagens de diferentes temáticas relacionadas com a Saúde e Bem-estar, numa ótica de formação contínua para profissionais de diferentes áreas.