A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste aumentou a atividade assistencial nos cuidados de saúde primários em 2021, verificando-se um crescimento no número de consultas médicas e de contactos de enfermagem nos Centros de Saúde do distrito de Bragança.
Nas 14 Unidades que prestam cuidados de saúde primários no distrito realizaram-se, no ano passado, um total de 465.885 consultas médicas (presenciais e não presenciais), mais 36.724 em relação ao período homólogo. De realçar o aumento das consultas médicas programadas presenciais na ordem dos 15 por cento, com a realização de um total de 189.489 consultas com a presença do utente, mais 24.788 face ao ano transato.
Ainda assim, os clínicos de Medicina Geral e Familiar continuaram a dar resposta aos utentes através de contactos à distância, tendo realizado, em 2021, um total de 222.414 consultas não presenciais, mais 7.375 consultas do que em 2020.
Os contactos de enfermagem tiveram também um crescimento significativo, na ordem dos 60 por cento, tendo sido realizados, no ano passado, um total de 504.590 contactos por profissionais de enfermagem, mais 187.610 do que no ano transato.
Por sua vez, as consultas realizadas por outros profissionais de saúde, que englobam consultas de nutrição, psicologia e podologia, acompanharam a tendência crescente da atividade assistencial, tendo sido realizadas um total de 11.465 consultas em 2021, mais 1.238 face ao período homólogo, o que corresponde a um aumento de 12 por cento.
O aumento significativo da atividade nos cuidados de saúde primários é o reflexo da retoma da atividade clínica programada, dando assim resposta, numa ótica de proximidade e em segurança, às necessidades dos utentes da área de abrangência da ULS do Nordeste, bem como do importante contributo desta área de cuidados na resposta à pandemia de COVID-19, nomeadamente ao nível da vacinação, da testagem, atendimento e acompanhamento de doentes.
De salientar que estes resultados foram obtidos graças à dedicação e empenho dos profissionais, que responderam com resiliência aos desafios perante as adversidades em contexto de pandemia.
A ULS do Nordeste pauta a sua atuação pela melhoria contínua da assistência de proximidade à população do distrito de Bragança, no âmbito daquela que é a sua missão, numa ótica de promoção da saúde e prevenção da doença, tendo em vista o aumento da literacia em saúde na comunidade.