As equipas hospitalares da Unidade Local de Saúde do Nordeste já administraram 314 doses de vacinas contra a COVID-19 a doentes alérgicos do distrito de Bragança, tendo vacinado um total de 179 utentes, 145 dos quais com o esquema vacinal completo.
Estes doentes estão a receber a vacina em contexto hospitalar, nas melhores condições de segurança, qualidade, conforto e eficácia. Têm alergias conhecidas a alimentos, medicamentos, entre outras, ou fizeram reação à primeira dose da vacina COVID-19 e são referenciados, através dos Cuidados de Saúde Primários, para receberem a vacina no Serviço de Consulta Externa da Unidade Hospitalar de Bragança.
Posteriormente, os utentes são contactados por este Serviço hospitalar, que efetua o agendamento da toma.
No dia da administração da vacina, os doentes preenchem um questionário inicial com informações relevantes, são observados em consulta de Medicina Interna, e, nos casos em que tal seja considerado necessário, é prescrita e administrada (por via endovenosa) terapêutica adequada à sua situação clínica.
Após a toma da vacina, estes doentes ficam em vigilância, por um período mais alargado, sob o olhar atento das equipas médica e de enfermagem, preparadas para uma intervenção rápida em caso de reação anafilática.
A vacinação de doentes alérgicos em meio hospitalar integra o Plano de Vacinação contra a COVID-19 que está a decorrer com sucesso no distrito de Bragança, sendo que todo o processo é pautado por procedimentos seguros desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação, garantindo o conforto e bem-estar de todos os utentes.