Início
/
Notícias
09-09-2019

Crianças mostram “Desenhos da Minha Dor”

“Desenhos da minha dor” é o nome da exposição que está patente no corredor da Consulta Externa da Unidade Hospitalar de Bragança durante o mês de setembro e que apresenta uma visão da dor em Pediatria sob o ponto de vista de crianças internadas.

A Unidade Local do Nordeste junta-se assim à Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), responsável pela iniciativa, acolhendo uma mostra itinerante que está a percorrer hospitais de norte a sul do país.

São 21 painéis de cariz pedagógico onde se aborda o que é a dor e os seus diversos tipos, os direitos das crianças ao tratamento da dor, a evolução da abordagem da dor em pediatria, as respostas comportamentais das crianças à dor, a avaliação da dor em pediatria, as estratégias de tratamento quer farmacológicas que não farmacológico da dor (desde a sentida durante procedimentos médicos e cirúrgicos, à dor em situações mais comuns), a dor no recém-nascido, a dor na vacinação, a dor crónica em pediatria e ainda diversos mitos e factos sobre a dor nos mais novos.

A acompanhar esta informação – destinada tanto a pais e cuidadores como aos profissionais de saúde, no sentido de avaliar as queixas manifestadas pelas crianças e tratar adequadamente os seus sintomas de dor – estão os desenhos feitos por meninos e meninas de várias idades internados(as) em diversas unidades hospitalares do país.

De referir ainda que está a decorrer, neste âmbito, o concurso “Dor na Criança”, o qual visa, desde 2011, precisamente distinguir trabalhos efetuados por crianças hospitalizadas e que traduzam as suas perspetivas pessoais da dor.

Os trabalhos, admitidos até 15 de setembro, serão divididos em três escalões etários: inferior a 6 anos, 6 a 9 anos e 9 a 12 anos. Podem ser consultados aqui o regulamento e ficha de inscrição para mais informações.


Partilhar:
odio ut ipsum sit risus. sed ut Donec fringilla accumsan Praesent