A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Macedo de Cavaleiros, que integra o Departamento de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, distingue-se no segundo lugar a nível nacional relativamente ao desempenho assistencial.
Segundo os dados mais recentes disponibilizados no portal do SNS BI-CSP (Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários), que reportam a dezembro de 2021, a UCC de Macedo de Cavaleiros apresenta um Índice de Desempenho Global (IDG) de 85, ocupando assim a segunda posição na tabela nacional de unidades de saúde que integram os Cuidados de Saúde Primários.
Ao nível da região Norte, a UCC de Mirandela também apresenta um índice de desempenho elevado, situando-se em 24.º lugar com um IDG de 76.
Destaque ainda para o trabalho desenvolvido pelas restantes Unidades de Cuidados de Saúde na Comunidade e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados da ULS do Nordeste, que contribui para uma evolução positiva ao nível da prestação de cuidados de saúde de proximidade à população do distrito de Bragança.
Estes índices de desempenho traduzem o trabalho desenvolvido pelas Unidades de Saúde nas áreas contratualizadas, que abrangem indicadores ao nível dos serviços de caráter assistencial e não assistencial, qualidade organizacional e formação profissional.
Estes resultados assumem ainda uma maior relevância em época de pandemia, traduzindo o empenho, dedicação e resiliência dos profissionais que integram o Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, que têm desempenhado um papel importante ao nível da vacinação, da testagem, atendimento e acompanhamento de doentes, adaptando a resposta à pandemia com o acompanhamento dos utentes nas restantes dimensões da saúde familiar, numa ótica de proximidade, tendo em vista o tratamento e prevenção da doença e a promoção da saúde e bem-estar.