Ir para o conteúdo
Notícias
banner Certificado COVID-19 - site
banner site Em Linha Consigo
banner site Medidas
banner site contactos
banner site estamos on
banner Servicos Farmaceuticos
banner site Visitas_3
Início
/
Notícias
01-10-2021

Equipa de Apoio Psicossocial do Nordeste já realizou cerca de 10 mil atendimentos

A Equipa de Apoio Psicossocial do Nordeste (EAPSNE), que desenvolve a sua atividade em articulação com as equipas do Departamento de Cuidados Continuados e Paliativos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, já realizou cerca de 10 mil atendimentos na área da sua intervenção ao nível da promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas com doença avançada e suas famílias.

Esta equipa multidisciplinar, constituída por duas psicólogas, uma assistente social e uma educadora social, é coordenada pela diretora do Departamento de Cuidados Continuados e Paliativos da ULS do Nordeste, Dra. Liseta Gonçalves, que salienta a importância da intervenção nestas áreas no acompanhamento dos doentes e suas famílias, numa perspetiva holística e de proximidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida em períodos de grande vulnerabilidade existencial.

Desde o início do projeto, em 2018, esta equipa, que desenvolve a sua atividade em contexto domiciliário e de internamento, numa interligação permanente com as equipas que integram o Departamento de Cuidados Continuados e Paliativos da ULS do Nordeste, já acompanharam cerca de 9.800 doentes e famílias durante a fase de doença e em processos de luto. Também ao nível da aproximação de doentes e das suas famílias, esta equipa tem vindo a desenvolver um trabalho importante desde o início da pandemia de COVID-19, tendo já efetuado cerca de 300 videochamadas na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.

A intervenção desta equipa multidisciplinar é centrada no apoio psicológico, social e espiritual, complementando assim todo o trabalho ao nível da prestação de cuidados de saúde desenvolvido pelas equipas recetoras da ULS do Nordeste.

Assim, ao nível do apoio psicológico, a intervenção é focada no doente e na família, numa ótica de capacitação ao nível da gestão de sentimentos, emoções e pensamentos, promoção da autoestima e autocuidado, apoio na tomada de decisões e resolução de assuntos pendentes. A intervenção nesta área prolonga-se no acompanhamento ao luto.

A área social assume, igualmente, um papel relevante em casos de doença avançada, na medida em que os doentes e as suas famílias ficam, muitas vezes, em situações de grande fragilidade, necessitando de apoio não só ao nível da adaptação às novas rotinas, como também ao nível do acesso a apoios e respostas sociais. Neste sentido, é fundamental a realização de diagnósticos e de planos de intervenção social, bem como a mobilização de redes de suporte social, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

A par do trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais, o apoio no internamento é complementado com a intervenção de uma educadora social, que promove junto dos doentes atividades de cariz ocupacional, estimulação cognitiva e psicomotora e de expressão emocional, tornando a estadia destes doentes no hospital mais preenchida e agradável. Esta abordagem inclui ainda os cuidadores, ao nível da reintegração dos doentes na comunidade após o internamento.

A dimensão espiritual é também importante para estes doentes, permitindo-lhes renovar o significado da vida, reatualizar o propósito existencial (esperança) e permitir a reconciliação consigo e com os outros.

A par do acompanhamento presencial, esta equipa está ainda disponível, em regime de prevenção, aos fins-de-semana e feriados, entre as 8 e as 20 horas, assegurando apoio na área social e de psicologia.

Os profissionais integrados em equipas de Cuidados Paliativos também recebem, sempre que necessário, o apoio da Equipa Psicossocial, que incide sobretudo ao nível da gestão do impacto emocional que o cuidado a estes doentes acarreta para os próprios profissionais.

No âmbito da atuação da equipa, está a ser planeada a dinamização de um programa de voluntariado, bem como ações de formação para profissionais de saúde e para a população, numa ótica de proximidade com a comunidade.

A Equipa Psicossocial do Nordeste integra o Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doença Avançada em Portugal (HUMANIZA), impulsionado pela Fundação “La Caixa”/BPI, com o objetivo de alargar o apoio em cuidados paliativos aos doentes, famílias e cuidadores e de promover formação específica sobre estas temáticas junto dos profissionais de saúde.

Sob o lema “Porque a vida continua a ser vida até ao último instante”, as profissionais que integram esta equipa encaram a sua missão com rigor, empenho, dedicação e humanização, caminhando lado a lado com os doentes e suas famílias, em estreita articulação com os profissionais das equipas do Departamento de Cuidados Continuados e Paliativos da ULS do Nordeste.


Partilhar:
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Phasellus Sed leo luctus leo. sed consectetur