Ir para o conteúdo
Notícias
banner Certificado COVID-19 - site
banner site Em Linha Consigo
banner site Medidas
banner site contactos
banner site estamos on
banner Servicos Farmaceuticos
banner site Visitas_3
Início
/
Notícias
12-11-2021

Laboratório de Biologia Molecular da ULS do Nordeste processou mais de 100 mil amostras de teste à COVID-19

Um ano após a sua entrada em funcionamento, a 11 de novembro de 2020, o Laboratório de Biologia Molecular da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, na alçada do Serviço de Patologia Clínica, já processou mais de 100.000 amostras de testagem à COVID-19, com um máximo que chegou a quase 900 amostras diárias.

A instalação deste Laboratório foi determinante na luta contra a pandemia na região, uma vez que dotou a ULS do Nordeste de uma capacidade de resposta rápida, eficiente e segura no despiste de infeção por SARS-CoV-2.

Recorde-se que, no distrito de Bragança, o primeiro pedido de rastreio à COVID-19 foi feito em 20 de março de 2020. Inicialmente, as amostras foram enviadas para o Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), no Porto.

De salientar a implementação, na ULS do Nordeste, a 21 de abril de 2020, de inovadoras metodologias de point care, tendo esta entidade sido uma das primeiras do Serviço Nacional de Saúde a dispor dessa tecnologia, a qual permite, além da fiabilidade dos resultados, uma muito maior rapidez na sua obtenção. Em vez da espera de 24 horas, os resultados passaram, deste modo, a estar disponíveis em aproximadamente 50 minutos.

Pouco tempo depois, a 5 de maio de 2020, além da colaboração com o CHUSJ, foi encontrada uma solução local para o processamento de amostras, através do estabelecimento de uma parceria entre a ULS do Nordeste e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Apesar da sua eficácia, estas parcerias da ULS do Nordeste, quer com o CHUSJ, quer com o IPB, revelaram alguns constrangimentos, e face à evolução epidemiológica da COVID-19, houve necessidade de criar internamente uma resposta diferenciada, pelo que se procedeu à criação, No Serviço de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde, de um novo Laboratório de Biologia Molecular.

Após trabalhos de beneficiação e de reorganização de um espaço físico na Unidade Hospitalar de Bragança – com a definição de um circuito próprio, assim como de áreas dedicadas para receção, verificação, integração e posterior análise efetiva das referidas amostras – a par da aquisição de equipamentos, do reforço dos recursos humanos e da formação específica de profissionais, o Laboratório de Biologias Molecular deu início à sua atividade, de forma autónoma, a 11 de novembro de 2020.

Promovendo a deteção rápida e precoce de casos positivos de COVID-19, esta valência do Serviço de Patologia Clínica assumiu-se desde logo como uma importante mais-valia, em particular no atendimento a situações hospitalares urgentes, tais como o internamento de doentes em enfermaria (adultos e crianças), cuidados intensivos, grávidas e doentes com necessidade de cirurgia urgente e/ou procedimentos invasivos.

 

Serviço de Patologia Clínica: 24 horas por dia, 7 dias por semana

 

Responsável pelo processamento, estudo e disponibilização dos resultados analíticos e dos dados epidemiológicos essenciais para o despiste de infeção por SARS-CoV-2, o Serviço de Patologia Clínica da ULS do Nordeste efetua também o processamento de todas as outras amostras para assistência aos doentes não-Covid da área da abrangência da ULS do Nordeste, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Integram este Serviço, nas três Unidades Hospitalares da ULS do Nordeste (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela), 5 médicas especialistas de Patologia Clínica, duas médicas internas da especialidade de Patologia Clínica (no âmbito da idoneidade formativa deste Serviço),1 técnico superior de saúde de microbiologia, 29 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica de análises clínicas, 8 assistentes técnicos e 5 assistentes operacionais.


Partilhar:
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
et, suscipit ut ultricies dapibus massa