As equipas da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste estão a vacinar a bom ritmo contra a COVID-19, tendo administrado, até ao dia 14 de julho, 158.746 doses de vacinas, 89.601 das quais correspondem a primeiras doses e 69.145 a segundas doses.
A taxa de cobertura vacinal contra a COVID-19 na área de abrangência da ULS do Nordeste ronda os 51 por cento da população com a vacinação completa e cerca de 66 por cento com pelo menos uma dose da vacina. As taxas de cobertura aumentam para cerca de 57 por cento com a vacinação completa e para 74 por cento com pelo menos uma dose da vacina, se forem incluídos apenas os utentes com idade igual ou superior a 18 anos.
Estas taxas, que indicam uma cobertura vacinal significativa da população do distrito de Bragança, têm por base o número de utentes inscritos nos Centros de Saúde do distrito de Bragança, disponíveis no Registo Nacional de Utentes.
Nesta etapa, a vacinação está a abranger as faixas etárias acima dos 23 anos, sendo os agendamentos efetuados através de contacto dos Serviços de Saúde ou de autoagendamento online na plataforma criada para o efeito. O objetivo é diminuir gradualmente as faixas etárias a vacinar até aos 18 anos, sensibilizando a população jovem para a importância da vacina no combate à pandemia.
No distrito de Bragança, a vacinação na comunidade está a ser assegurada pelas equipas dos Cuidados de Saúde Primários, que, a par da administração de vacinas, têm desenvolvido um trabalho fundamental ao nível do contacto e esclarecimento de dúvidas da população.
Os utentes com situações clínicas específicas, nomeadamente com um histórico de alergias, são referenciados pelas equipas dos Cuidados de Saúde Primários para receberem a vacina contra a COVID-19 em contexto hospitalar, nas melhores condições de segurança, qualidade, conforto e eficácia.
Todo o processo de vacinação é assegurado por equipas multidisciplinares, mediante o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação.
A vacinação contra a COVID-19 no distrito de Bragança está a decorrer no estrito cumprimento do estabelecido no Plano Nacional de Vacinação, estando a ser vacinadas as pessoas das diferentes faixas etárias de acordo com o estabelecido pela Task Force, tendo sido iniciada nas faixas etárias mais elevadas e estando a descer gradualmente à medida que há vacinas disponíveis em maior número.
A ULS do Nordeste reitera assim a mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina, de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e no estrito cumprimento de todas as normas e orientações das entidades competentes nesta matéria.