A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dispõe de três renovadas Áreas Dedicadas para Avaliação e Tratamento de Pessoas com Infeção Respiratória (ADR) de apoio específico aos Serviços de Urgência (SU) dos Hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.
Destinadas ao tratamento de doentes com quadros respiratórios agudos de provável origem infeciosa, como por exemplo a Covid-19 e a gripe, entre outras, as ADR-SU da ULS Nordeste estão dotadas das melhores condições de organização, segurança e conforto, para doentes e profissionais.
A nova ADR-SU da Unidade Hospitalar de Mirandela, localizada junto à entrada do Serviço de Urgência, tem capacidade de 9 boxes (8 de adultos e 1 pediátrica), uma sala de emergência para doentes Covid 19, áreas específicas de apoio à equipa, farmácia e zona de resíduos. De salientar ainda que as instalações possuem sistema de extração de ar, assim como um equipamento de RX portátil, garantindo assim as melhores condições assistenciais e de segurança.
No mesmo sentido, a equipa médica de triagem do Serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Mirandela foi reforçada com mais um elemento, no período diurno, das 08h às 20h, passando agora a estar três médicos nessa função, mantendo o apoio em presença física das especialidades de Medicina Interna, Cirurgia Geral e Pediatria.
Igual investimento foi feito na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, com a instalação, junto do Serviço de Urgência, de uma nova ADR-SU. Esta área dedicada às infeções respiratórias dispõe de 6 boxes individuais para doentes suspeitos, assim como espaços de apoio à equipa, farmácia e zona de resíduos, a par de sistema de extração de ar.
Por sua vez, a ADR-SU da Unidade Hospitalar de Bragança, onde anteriormente funcionou a ADC – Área Dedicada à Covid-19, foi alvo de diversas melhorias, desde a climatização à acessibilidade (agora mais fácil, intuitiva e cómoda para profissionais e doentes.
Relativamente à capacidade, a ADR-SU de Bragança tem 21 boxes individuais de atendimento (17 de adultos e 4 pediátricas), a que se juntam áreas específicas de apoio à equipa, farmácia e uma zona de resíduos.
Desde o início do seu funcionamento, ainda como ADC, esta área possui extração de ar, equipamento de RX portátil, e vai ser instalado equipamento para realização de gasimetria arterial, possibilitando uma melhor assistência aos doentes e evitando deslocações para fora desta área pelos profissionais.
As Áreas Dedicadas para Avaliação e Tratamento de Pessoas com Infeção Respiratória (ADR) de apoio específico aos Serviços de Urgência dos Cuidados Hospitalares da ULS Nordeste estão assim perfeitamente adaptadas para dar resposta a um contexto particular de pandemia, em que coexistem doenças respiratórias, Covid e não Covid.
Garante-se, desta forma, o melhor e o mais adequado acesso aos serviços de saúde, a par da necessária segurança dos utentes e dos profissionais. São cumpridas as boas práticas no que respeita à assistência clínica, ao uso de equipamentos de proteção individual, aos circuitos de doentes e à realização de testes de diagnóstico.
Aos utentes solicita-se a colaboração no cumprimento das normas de proteção emanadas pela Direção Geral da Saúde, nomeadamente de higiene das mãos, uso de máscara e distanciamento físico, como forma de contenção das infeções respiratórias, em particular a pandemia de Covid-19.