Oncologia em debate nas II Jornadas de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro
Decorreram nos dias 23 e 24 de novembro, as II Jornadas de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (TMAD), cujo tema central foi a Oncologia.
Esta iniciativa, que decorreu na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, resultou de uma organização conjunta de entidades públicas e privadas da região ligadas à Saúde e ao Ensino, nomeadamente a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Hospital Terra Quente, os Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro Norte, Douro Sul e Alto Tâmega e Barroso, o Instituto Politécnico de Bragança e a UTAD.
As II Jornadas de Saúde de TMAD tiveram início com o painel sobre o tema “Oncologia no Interior”, que foi moderado pela Diretora Clínica para os Cuidados Hospitalares da ULS Nordeste, Dr.ª Eugénia Madureira. Foi dada a conhecer a realidade, os obstáculos e os desafios da oncologia na região transmontana, pela Dr.ª Telma Correia, do CHTMAD. E foi traçado o perfil dos doentes oncológicos nesta região, bem como a cooperação que é efetuada entre as diferentes instituições de saúde para garantir tratamentos de proximidade e de qualidade a todos os doentes, pelo Dr. Miguel Barbosa, do CHTMAD. Destaque para a cooperação entre a ULS Nordeste e o CHTMAD para que utentes do distrito de Bragança possam efetuar tratamentos oncológicos no Hospital de Macedo de Cavaleiros e para a realização de consultas de grupo na Unidade Hospitalar de Bragança.
No âmbito deste debate, a Dr.ª Eugénia Madureira realçou que esta parceria é positiva para os doentes, uma vez que permite garantir tratamentos de proximidade e evitar deslocações a instituições de saúde mais distantes. Ainda assim, referiu que é importante reforçar a cooperação entre Unidades de Saúde do Interior e do Litoral e continuar a combater o mito de que a Saúde no Interior tem menor qualidade do que no Litoral.
Seguiu-se a sessão solene de abertura na qual marcaram presença representantes de instituições da região, entre os quais o Presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Dr. Carlos Vaz.
No dia 24 de novembro, destaque para o painel sobre o tema “As controvérsias éticas em fim de vida – perspetivas das especialidades”, no qual a Dr.ª Liseta Gonçalves, médica da ULS Nordeste, irá efetuar uma comunicação sobre cuidados paliativos.
Nas II Jornadas de Saúde estiveram em debate temas com grande impacto no contexto regional, nomeadamente a Oncologia, desde a prevenção ao tratamento, passando pelo ensino e pela investigação nesta área, as controvérsias éticas em fim de vida e a literacia em saúde.
