Início
/
Notícias
15-09-2017

Projeto “Stop Infeção Hospitalar!” alargado a todos os Serviços na ULS Nordeste

Na sequência da visita de acompanhamento da Comissão Executiva (Fundação Calouste Gulbenkian e Institute for Healthcare Improvement) do projeto “Stop Infeção Hospitalar!”, no passado mês de junho, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dá início, em setembro, ao processo de disseminação deste projeto na instituição, de forma a abranger todos os Serviços. O seu término está previsto para dezembro de 2019.

Esta disseminação tem como enquadramento legal o Despacho n.º 2757/2017, Diário da República n.º 66/2017, Série II, de 2017-04-03 que determina:

1 – A Direção-Geral da Saúde (DGS) através do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e das Resistências Antimicrobianas (PPCIRA) celebra um acordo específico com a Fundação Calouste Gulbenkian na área da infeção hospitalar, com especial enfoque para o Projeto «O Desafio Stop Infeção Hospitalar» a seguir designado por «STOP Infeção Hospitalar», no quadro do Protocolo de Colaboração celebrado entre o Ministério da Saúde e a Fundação Calouste Gulbenkian, em 7 de abril de 2016.

2 – O acordo específico a celebrar nos termos do número anterior deve:

  1. a) Promover a integração do STOP Infeção Hospitalar no PPCIRA a partir de 1 de maio de 2018, e nas suas estruturas ao nível nacional, regional e local, e a utilização eficiente dos meios e recursos de ambos os instrumentos;
  2. b) Ter como objetivo global a incorporação das metodologias do STOP Infeção Hospitalar de melhoria de qualidade e dos conhecimentos em ciência de implementação, no PPCIRA, promovendo o seu desenvolvimento gradual à escala nacional;

De realçar que os excelentes resultados obtidos, ao longo de 18 meses, na diminuição das taxas de infeção nos diversos fluxos de trabalho, nomeadamente (ITUACV – Infeção do Trato Urinário Associado a Cateter Vesical; ILC – Infeção do Local Cirúrgico; ICSRCVC – Infeção da Corrente Sanguinea Relacionada com Cateter Vascular Central; PAI – Pneumonia Associada a Intubação), foram determinantes para incluir no projeto “Stop Infeção hospitalar!” todos os serviços da ULS Nordeste (Quadro1).

A disseminação iniciou-se com uma primeira reunião de preparação, que decorreu ontem, dia 14 de Setembro, com o Conselho de Administração, Direções de Serviço (serviços a serem intervencionados no segundo semestre de 2017) e Equipas “Stop Infeção Hospitalar!”.

As Equipas “Stop Infeção Hospitalar!”, pelo facto de possuírem os conhecimentos e experiência na operacionalização do projeto, seguindo a metodologia colaborativa, serão os elos dinamizadores da disseminação nas equipas alvos (Quadro 2).

A Equipa de Liderança “Stop Infeção Hospitalar!” planeia, organiza e controla o processo de disseminação em estreita colaboração com as Direções de Serviço e envolvimento do Conselho de Administração.

Ao longo de três anos irão ser disseminados os Fluxos de trabalho: ITUACV – Infeção do Trato Urinário Associado a Cateter Vesical; ILC – Infeção do Local Cirúrgico; ICSRCVC – Infeção da Corrente Sanguínea Relacionada com Cateter Vascular Central, em conformidade com a tipologia dos diversos Serviços da ULS Nordeste.

Para o sucesso da ampliação do projeto “Stop Infeção Hospitalar!” é imprescindível o envolvimento dos profissionais da ULS Nordeste para a adoção de boas práticas (adesão aos Feixes de prevenção ≥ 95%), baseadas na evidência, com resultados positivos a nível mundial e nos serviços da ULS Nordeste.


Partilhar:
facilisis ut diam commodo risus ante. consequat. risus. vel, Nullam ut