Início
/
Notícias
12-09-2017

Psicólogas da ULS Nordeste receberam formação em psico-oncologia

As psicólogas da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste receberam formação em psico-oncologia, tendo em vista a disponibilização de consultas desta valência nos Centros de Saúde e nas Unidades Hospitalares do distrito de Bragança.

Nas ações, ministradas por formadores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), participaram profissionais da ULS Nordeste e do IPB, que tiveram oportunidade de aprofundar os conhecimentos nesta área específica da psicologia.

As consultas de psico-oncologia para doentes com problemas oncológicos e seus familiares irão ser implementadas na ULS Nordeste na sequência da celebração de um protocolo de cooperação com o Núcleo Regional do Norte da LPCC, tendo em vista o reforço dos serviços de proximidade disponibilizados à comunidade. Desta forma, os doentes e seus familiares passam a dispor de apoio psicológico especializado nas Unidades de Saúde do distrito de Bragança, deixando assim de ter que se deslocar ao Porto.

Nos casos em que os utentes, por razão justificada, não possam ser atendidos nas Unidades de Saúde este apoio será prestado na Delegação de Bragança da LPCC, que irá passar a ter um psicólogo com formação nesta área.

A referenciação dos doentes oncológicos e dos seus familiares para as consultas de psico-oncologia poderá ser feita por iniciativa dos próprios, por referenciação do médico da Unidade Hospitalar ou do Centro de Saúde que o acompanha ou por indicação da LPCC, desde que comprovada a doença oncológica.

O apoio psicológico especializado em oncologia contribui para a melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes e dos seus familiares e, ao mesmo tempo, pode ter influência no aumento do tempo de sobrevida do doente oncológico ao estimular um melhor funcionamento do sistema imunitário. Poderá contribuir ainda para a diminuição do tempo de recuperação clínica, para a melhor perceção e controlo sobre a doença, para a redução da polimedicação, para a adesão terapêutica mais adequada, bem como para a diminuição dos índices de perturbações depressivas e de ansiedade.

Com a disponibilização de consultas de psico-oncologia nas Unidades de Saúde do distrito de Bragança, a ULS Nordeste contribui, de acordo com aquela que é a sua missão, para a promoção da saúde e para a melhoria do bem-estar da população da região.


Partilhar:
Praesent non mattis ut Aliquam odio risus ante. elit. Donec suscipit eget