A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste promoveu, no dia 24 de junho, mais uma ação de sensibilização de promoção de uma cultura de não violência e de ambientes saudáveis nos espaços de prestação de cuidados, que reuniu mais de 30 profissionais do Centro de Saúde de Mogadouro, na Casa da Cultura da vila.
Sob o lema “Violência não é opção”, estas ações são promovidas pelo Serviço de Formação e Desenvolvimento, em parceria com os Destacamentos Territoriais da GNR do distrito de Bragança, no âmbito do Plano Nacional de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde.
Em Mogadouro, a sessão teve início com a intervenção da vogal do Conselho de Administração da ULS do Nordeste com responsabilidade nesta área, Dra. Elisa Dias, que enquadrou a ação no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no seio da instituição nesta matéria e realçou a importância da formação para que todos possam tomar decisões informadas e dar o seu contributo no desenvolvimento de uma cultura institucional de não violência.
Seguiu-se a intervenção da 1.º Sargento Marta Pereira, atual comandante no Posto da GNR de Mogadouro, que explanou os diferentes conceitos associados à violência e o seu enquadramento legal com foco no contexto da Saúde.
No final da sessão, os profissionais tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas junto das intervenientes na sessão e do ponto focal na ULS do Nordeste designado no âmbito do Plano Nacional de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, Dra. Maria de Jesus Lopes, que também marcou presença nesta sessão.
De realçar que no âmbito destas ações junto dos profissionais pretende-se promover o desenvolvimento de competências associadas à prevenção e combate à violência em contexto laboral, reforçar os mecanismos de diagnóstico e intervenção no que se refere à violência interpessoal, bem como contribuir para um ambiente saudável e de bem-estar no trabalho.
Estas sessões nos Centros de Saúde, dinamizadas por militares dos respetivos Destacamentos Territoriais da GNR, com experiência nesta área de atuação, surgem após a realização de um diagnóstico junto dos colaboradores da ULS do Nordeste, através da realização de um questionário, que foi o ponto de partida para o desenvolvimento de um conjunto de ações e procedimentos que estão a ser implementados no seio da instituição.
Foram até ao momento desenvolvidas ações de sensibilização para os profissionais dos Centros de Saúde de Mogadouro, Vimioso e Extensão da Torre de D. Chama, está agendada uma ação para os profissionais do Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, no dia 02 de julho, e serão divulgadas oportunamente as datas das ações a desenvolver nos restantes Centros de Saúde.