A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste associou-se ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se comemora a 05 de maio, através da realização de atividades relacionadas com esta temática pelos diferentes Serviços Clínicos, que responderam ao desafio do Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) para assinalar esta data comemorativa.
Neste sentido, foram desenvolvidas ações ao nível da sensibilização para a importância da higiene das mãos junto de utentes e profissionais, tendo surgido vários registos, em fotos e vídeos, apresentados pelos diferentes serviços no âmbito desta efeméride.
Os profissionais mostraram, por um lado, as suas rotinas ao nível da higiene das mãos e alertaram, por outro lado, a comunidade para a importância desta prática nos diferentes contextos do dia-a-dia.
De realçar que o mote das comemorações deste ano foi “Segundos salvam vidas – Lave as mãos!”, como forma de alertar para a importância deste gesto simples ao nível da prevenção de infeções com consequências graves para a saúde.
A COVID-19 aumentou a cultura da higiene das mãos junto dos profissionais de saúde, segundo a informação avançada pela Direção-Geral da Saúde, pretendendo-se a manutenção desta prática “essencial para reduzir infeções e o uso de antibióticos após a pandemia”.
A par da sensibilização de profissionais de saúde e da população em geral para a importância desta prática, importa realçar o importante papel das crianças e jovens, porque “funcionam como educadores e mobilizadores dentro das próprias famílias” ao nível da transmissão da mensagem para a adoção de práticas preventivas de infeções.
A criação de uma cultura de higiene das mãos demora muito pouco tempo, são 20 segundos que salvam vidas, e deve ser encarada como qualquer outra rotina de higiene no dia-a-dia. Por isso, higienizar as mãos com frequência, com água e sabão ou com uma solução à base de álcool, é um ato importante para cuidar da sua Saúde.