Ir para o conteúdo
Comunicação
banner Certificado COVID-19 - site
banner site Em Linha Consigo
banner site Medidas
banner site contactos
banner site estamos on
banner Servicos Farmaceuticos
banner site Visitas_3
Início
/
Comunicação

Simulacro de incêndio testou o plano de emergência do Hospital de Bragança

O Plano de Emergência Interno da Unidade Hospitalar de Bragança foi testado na passada quarta-feira, dia 16 de novembro, com a simulação de um incêndio no Serviço de Medicina, no 4.º piso, provocado por um curto-circuito num dos quartos.

Estiveram envolvidos neste exercício colaboradores da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, os Bombeiros Voluntários de Bragança, a PSP – Polícia de Segurança Pública e elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Do incêndio simulado resultaram quatro feridos, todos eles doentes internados naquele Serviço. Duas das vítimas estavam acamadas e ficaram bloqueadas pelo fumo e pelo fogo, outra ficou ferida com gravidade, com queimaduras e em paragem cardio-respiratória, e registou-se ainda um quarto ferido, com queimaduras.

Todos os feridos foram evacuados pelos profissionais do Serviço e pelos bombeiros. A vítima em estado grave foi prontamente socorrida pela Equipa de Emergência Intra – hospitalar e, posteriormente, assistida no Serviço de Urgência, onde foram de igual modo assistidos os restantes feridos.

Neste exercício, os Bombeiros Voluntários de Bragança envolveram 15 operacionais e quatro viaturas.

Para além de testar a eficácia do Plano de Emergência Interno da Unidade Hospitalar de Bragança, este simulacro teve ainda como objetivos treinar os agentes internos e externos ao nível das comunicações, do manuseamento dos equipamentos de primeira intervenção, designadamente extintores e bocas-de-incêndio, bem como articular os meios internos com os meios externos de socorro e salvamento.

A par da capacidade de resposta ao nível da evacuação das vítimas e extinção do fogo, foi ainda testada a acessibilidade e mobilidade das viaturas dos bombeiros dentro do parque de estacionamento do Hospital de Bragança, a regulação por parte da PSP do trânsito e acesso às instalações por viaturas de utentes e ambulâncias, bem como a circulação de visitas e colaboradores na área do incêndio.

No final do exercício foi efetuada uma reunião com todos os intervenientes, presidida pela Vogal Executivo do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Dr.ª Aida Palas, para avaliar os procedimentos adotados na resolução da ocorrência simulada.

Numa primeira análise, as entidades envolvidas atestaram a eficácia do Plano de Emergência Interno da Unidade Hospitalar de Bragança e a capacidade de resposta adequada de todos os responsáveis pelo socorro e salvamento.

 

f6-evacuacao-de-vitimas


Partilhar:
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
elit. porta. massa eget mattis felis dolor mattis diam